02 dezembro, 2013

CÃES E GATOS TERÃO QUE TER PASSAPORTE PARA VIAGENS

Cachorros e gatos precisarão de passaporte para viagens
Cães e gatos ganharão passaporte para viagens nacionais e internacionais, que será feito e fornecido gratuitamente pelo Ministério da Agricultura. Para a obtenção do documento, além de apresentar um atestado de saúde e a carteira de vacinação, é preciso implantar no corpo dos caninos e felinos um dispositivo de identificação eletrônica (microchip).  A medida, publicada pelo Ministério da Agricultura, sexta-feira (22), do Diário Oficial da União, visa dar mais agilidade e segurança zoossanitária na liberação da entrada e saída dos animais no Brasil.
A fotografia do cão ou do gato não será obrigatória, mas o dono poderá fornecer uma imagem de tamanho 5 x 7cm. No passaporte deverão constar informações como nome completo e endereço do dono. Nome, espécie, raça, sexo, pelagem e data de nascimento do animal; além de identificação eletrônica por meio de microchip instalado sob sua pele. A expedição do documento, onde constarão também dados de vacinação e exames dos cães e gatos, será em português, inglês e espanhol.
A perda ou extravio do passaporte - que será emitido pelo Ministério da Agricultura em unidades ainda serem definidas, e posteriormente indicadas no site www.agricultura.gov.br, assim como com os demais documentos, deverá ser registrada em boletim de ocorrência policial.
A medida entra em vigor em 90 dias, e vale para animais que tenham mais de três meses de vida. 

Fonte e Foto: Portal do Consumidor ( texto adaptado )

Nenhum comentário:

Postar um comentário