19 novembro, 2013

VILA VELHA SAI NA FRENTE E LANÇA O ÔNIBUS-BIKE

Foto: Divulgação/Governo do Estado
Nesta semana, Vila Velha, na Grande Vitória, lançou uma inovação: os ônibus sem assentos, exclusivos para ciclistas e suas respectivas bikes. Os coletivos, com passagem a R$ 1,25, servirão para transporte dos passageiros que fazem longos percursos e ao mesmo tempo incentiva o uso da "magrela". O projeto busca interligar várias vias da cidade às ciclovias, mas, conforme a reportagem de o Bom Dia Brasil, da TV Globo, as pessoas questionaram a iniciativa cobrando mais ciclovia.
A princípio serão dois ônibus (verdes com a inscrição BIKEGV), com capacidade para 17 bicicletas,  que vão circular entre a capital capixaba e Vila Velha, nos horários de 6h às 10h30, saídas a cada meia hora, período normal do dia, e aos 45min, no horário de pico. A saída será da Praça da Ciência e da Avenida Carioca, perto do terminal de Vila Velha.
Os pontos escolhidos foram onde já existem as ciclovias. O número pode aumentar de acordo com a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), dependo da demanda. 
A iniciativa faz parte de uma ação municipal integrada ao Programa de Mobilidade Metropolitana (PMN) do governo do estado. Trata-se de projeto único no país. O passageiro entra com sua bike e encontra no assoalho de metal a adaptação de duas barras onde se encaixam a rodas. E ai viaja ao lado de sua magrela.
A maioria dos ouvidos na reportagem da TV Globo aprovou o novo modelo de transporte.

Com base em reportagem da TV Globo (Bom Dia Brasil) e site  G1Globo Espírito Santo - Foto: Divulgação governo do Estado, extraído do site G1.Globo Espirito Santo -

Nenhum comentário:

Postar um comentário