24 outubro, 2013

TELESCÓPIO MAIS ANTIGO DO PAÍS ABERTO À VISITAS

A Luneta 46, o maior e mais antigo telescópio refrator do Brasil, está entre os destaques da visitação ao Observatório Nacional do Rio de Janeiro. Até domingo (2), uma programação intensa estará à disposição do público, que vai conhecer também os relógios atômicos de alta precisão e assistir a palestras sobre as ocorrências cósmicas no planeta.
As atividades buscam divulgar a ciência astronômica aos interessados e as novas tecnologias que possibilitam o vislumbramento do espaço cósmico.
O coordenador da Divisão de atividades educacionais do Observatório Nacional, professor Carlos Veiga, lembrou que a imponente Luneta - há mais de 100 anos em funcionamento, tem 6 metros de comprimento e pesa 6 toneladas.
No intuito de levar a ciência dos livros para a vida real, o público poderá ainda observar o Sol bem de perto, por meio de um heliômetro. Carlos Veiga explica que o equipamento de alta precisão permite observar o diâmetro do Sol para pesquisas científicas e lembra que o ON é um dos líderes nessa observação.

Fonte: Agência Brasil (texto adaptado) - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário