18 setembro, 2013

SAAE DE BM SE PREPARA PARA DESCOBRIR "GATOS"

Um curso visando a localização de fraudes em sistemas de abastecimento de água foi ministrado nesta terça-feira (17) pelo gestor ambiental Luis Eugênio no Hotel Ano Bom, em Barra Mansa/RJ. Direcionado a funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (SAAE/BM), a palestra e demonstração de equipamentos inovadores, inclusive uma Câmera que filma  tubulações  subterrâneas, vão auxiliar na descoberta de “gatos” e irregularidades feitas em redes particulares.
Segundo Luis Eugênio, apesar do anuncio oficial de que no Brasil se perde de 40 a 50% da água tratada, em todo país, a perda representa mais de 60%. Índices que nunca serão eliminados totalmente. Somado a isto a certeza da impunidade e sanções branda.
As fraudes mais freqüentes constatadas, não só pelo SAAE/BM, mas de quase todas as cidades do país, são: restabelecimento do corte d’água, a inversão e os danos aos hidrômetros, as ligações clandestinas, e By Pass (ligação irregular feita por debaixo do hidrômetro).
No curso, Luis Eugênio trouxe novidades sobre técnicas de localização das fraudes e apresentou os equipamentos mais modernos: uma câmera com um fio, que introduzido no cano filma e mostra a irregularidade; um aparelho fixado no hidrômetro vibra quando há irregularidade e um cano, tipo cateter, que indica a violação. 
Foi sugerido também um  modelo de cadastro com técnicas facilitadora para pegar o infrator. Além do trabalho de inteligência, com a utilização do Google Earth para checagem dos endereços e  tabela.
Luis Eugênio contou exemplos de várias descobertas de fraudes em alguns  municípios a partir de sua visita. Houve um caso em que o Hotel onde deu palestra tinha “gato”; em outra cidade teve que sair sob escolta. Ele é gestor ambiental há 10 anos, mas antes foi comunicador da Rádio Mundial, na época de Big Boy. E também já atuou como DJ.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário