20 setembro, 2013

CIENTISTAS CRIAM MINI CÉREBRO EM LABORATÓRIO

O site BBC brasileiro anunciou que cientistas criaram um "mini cérebro humano" em laboratório, desenvolvido em forma de miniatura, com estruturas do tamanho de ervilhas. O feito pode facilitar a compreensão humana de males neurológicos. Segundo os cientistas, que são do Instituto de Biotecnologia Molecular da Academia de Ciências Austríaca, tais estruturas alcançaram o mesmo nível de desenvolvimento que um feto de nove semanas, porém não desenvolveram a capacidade de pensar.
Os pesquisadores acreditam que tal estrutura fique bem perto do desenvolvimento inicial do cérebro, ainda que não perfeitamente. Os "mini cérebros" sobreviveram por quase um ano, porém não mudaram de tamanho.
O objetivo maior da experiência é ampliar conhecimentos sobre esquizofrenia e o autismo. Isto a partir da ideia de que possam surgir na fase de desenvolvimento do cérebro. Experiências anteriores resultaram na produção de células cerebrais, porém pesquisa austríaca foi além com criação do cérebro humano. A pesquisa não contraria a ética médica.
Segundo o neurologista Zameel Cader, consultor no Hospital John Radcliffe, em Oxford, o mini-cérebro está longe ter consciência com o mundo exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário