18 agosto, 2013

EFICIÊNCIA DA WIKIPÉDIA É TESTADA EM ESCOLA

Pagina da Wikipédia sendo revisada pelos alunos
Com o título “Quando a Wikipédia é Bem-vinda em Sala”, a Revista Nova Escola deste mês traz uma reportagem destacando o trabalho de alunos que testaram sua eficiência, comparando-a com a enciclopédia impressa. Houve também discussão sobre verbetes e características de uma e de outra. No final, alunos elaboraram uma versão melhorada de um artigo, depois de analisarem questões gramaticais, ortográficas e de conteúdo.
Página já revisada  pelos alunos
 Clique Aqui para ver a Página Revisada
Segundo o texto da jornalista Anna Rachel Ferreira, apesar da enciclopédia digital ser uma das principais fontes de informação para os estudantes, se tratando da Wikipédia, muitos professores desconfiam da veracidade de seus conteúdos, por ser escrita e atualizada por internautas. Por isso, surge a proposta de uma correção feita com senso crítico.
Este é o pensamento da professora do curso de pós-graduação em Linguística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Roxane Rojo, que acha que a atualização além de ser crítica, precisa ser com domínio de formato. E no caso da Wikipédia “é uma expressão da realidade 2.0, interativa e participativa”, disse.
O professor de Língua Portuguesa Jorge Makssoudian foi quem sugeriu o texto do livro “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, de Júlio Verne, por ser uma obra lida e estudada em sala. Deu mais uma discutida com os alunos, citou a importância do autor, influenciado pela Revolução Industrial, e partiu para a tarefa conjunta.
Os estudantes fizeram as mudanças, entendendo que, se tratando da Wikipédia, nenhum conteúdo é definitivo, podendo ser alterado ou atualizado a qualquer momento. Ao conferir o site da Wikipédia, encontra-se o texto revisado pelos alunos com data de junho passado. 

Foto: Mauro Cesar ( da Revista e do Computador) -  

Nenhum comentário:

Postar um comentário