04 junho, 2013

INSCRIÇÕES PARA DIVERSOS CURSOS NA FAETEC/RJ

 Foto: Divulgação / Faetec -(alunos do curso técnico de Eletrônica)
São 3.663 vagas em cursos Técnicos de Nível Médio e Superiores Tecnológicos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec/RJ). Mais da metade das vagas voltada para os cursos técnicos de grande procura no mercado, como Edificações, Mecânica, Eletrônica, Petróleo e Gás, Informática, Enfermagem, Segurança do Trabalho e Administração. As aulas começam no segundo semestre deste ano. Os interessados têm somente até a próxima sexta-feira, 7 de junho, para realizar o cadastro no site da Fundação www.faetec.rj.gov.br.
Por apresentarem conteúdo mais prático e também pela curta duração (de um ano e meio aproximadamente), os cursos Técnicos formam profissionais preparados para ingresso imediato no mercado de trabalho. A modalidade Subsequente, que é para quem já concluiu o Ensino Médio e retorna para fazer apenas o Técnico, traz 2.960 oportunidades.
A Concomitância Externa, segmento em que o aluno precisa estar matriculado no Ensino Médio em outra instituição de ensino e fará somente o Técnico na Faetec, é oferecida somente no Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Paracambi, com 30 vagas em Informática. Há, ainda, as especializações em Saúde da Família e em Enfermagem do Trabalho, que somam 105 oportunidades.
No Ensino Superior, são 608 vagas nos seguintes cursos Tecnólogos: Tecnologia em Análise de Sistemas Informatizados, Sistemas de Informação, Informação e Comunicação, Processos Gerenciais, Logística, Gestão Ambiental e Pedagogia. Esses são oferecidos nas Faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, no Instituto Superior de Educação (Iserj) e no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), em Campos dos Goytacazes.

Faetec Digital - Os candidatos que não tiverem acesso à internet podem recorrer a uma das 91 unidades da Faetec Digital, que disponibilizam gratuitamente o serviço de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 10h às 17h. A apresentação do CPF é necessária para o cadastro. A taxa de inscrição será cobrada para todos os cursos, exceto os do Proeja. Ao término do cadastro, será emitido um boleto de R$ 33,90, cujo valor pode ser quitado em qualquer agência bancária até a data do vencimento.
A seleção aos cursos decidida por meio de provas objetivas, no dia 23 de junho (domingo). Serão cobrados conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e, para algumas modalidades, também haverá Conhecimentos Específicos e/ou Redação, a fim de avaliar a compreensão e interpretação de textos, o raciocínio intuitivo, e as estratégias para a resolução de problemas.
As exceções são para às oportunidades do Proeja e da ETET Martins Pena, cujas inscrições já encerraram. O sorteio das vagas do Proeja está marcado para 15 de junho.
A Faetec, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, oferece oportunidades voltadas as diversos setores da economia do Estado. Segundo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, o trabalho desenvolvido pela instituição tem como principal objetivo formar, gratuitamente, mão de obra qualificada em todos os níveis.
 – O jovem de hoje não tem tempo a perder e os cursos da Faetec cumprem o papel de garantir a formação gratuita e de qualidade em um curto espaço de tempo – disse o secretário.
O presidente da Fundação, Celso Pansera, destacou a grande procura pelos cursos oferecidos pela Fundação e enfatiza a atenção com o calendário do processo seletivo. E conclui:
– É importante destacar também que as inscrições seguem até 7 de junho, mas o grande número de inscritos comprovam que a Fundação vem cumprindo o seu papel de oferecer educação profissional pública, gratuita e de qualidade.
   
onte: Faetec Rio de Janeiro -

Nenhum comentário:

Postar um comentário