01 maio, 2013

OS VERSOS REVOLUCIONÁRIOS DE UM POETA RUSSO

O russo Vladimir Maiakovski expressava sua poesia, todas de teor essencialmente revolucionário, por acreditar em suas ideias. Ideias que se fazem atuais e podem ser lembradas em todo 1º de Maio, dia do trabalhador, quando se rememora o "Dia de Luta", dia dos empregados e empregadas domésticas, dos operários, camponeses, dia dos trabalhadores e trabalhadoras do mundo todo em busca de melhores condições de trabalho e menos escravidão, desde àquele fatídico maio de 1886.
Ele é citado como um dos maiores poetas do século XX e conforme o site Wikipédia, exerceu forte influência sobre a poesia russa moderna. Sempre brigou por uma poesia séria, social, ou contra aqueles que quisessem reduzir a poesia a fórmulas simplistas. Vladimir Vladimirovitch Maiakovski costumava ler suas poesias por onde andava e por elas viajou por muitos lugares em seu país, divulgando-as esteve também nos Estados Unidos, no México e na Europa.  

Meu maio
A todos
Que saíram às ruas
De corpo-máquina cansado,
A todos
Que imploram feriado
Às costas que a terra extenua
– Primeiro de Maio!
Meu mundo, em primaveras,
Derrete a neve com sol gaio.
Sou operário – Este é o meu maio!
Sou camponês - Este é o meu mês!
Sou ferro – Eis o maio que eu quero!
Sou terra – O maio é minha era!
Vladimir Vladimirovitch Maiakovski

Nenhum comentário:

Postar um comentário