30 maio, 2013

BANCO DO BRASIL INAUGURA PRIMEIRA AGÊNCIA EM BARRA MANSA EM 1930

Proprietário de importantes fazendas na região, o Comandante Lucas Antônio Monteiro de Barros foi nomeado juiz municipal em 30 de Maio de 1942, porém recusou-se a tomar posse pelo fato de a Câmara de Vereadores de Barra Mansa não ter lhe dado o tratamento de senhoria. Outro fato, em fins de maio, que chamou a atenção de barramansenses, foi a inauguração da 1ª agência do Banco do Brasil, no dia 31 de Maio de 1930, uma reivindicação esperada pela população.
Monteiro de Barros alegou que merecia um tratamento especial por ser fidalgo e filho de visconde. O fato gerou polêmica e quem pôs um fim nas discussões foi o vereador Tertuliano Corrêa Alves Quintanilha, presidente da Casa, aceitando os argumentos do comandante, que foi empossado como tal.
Na solenidade de inauguração da agência, o prefeito da cidade era Gustavo Lyra da Silva, que discursou, juntamente com Waldemar Saldanha Right, representando o diretor geral da instituição Inglez de Souza. José Hypólito de Oliveira Ramos Filho falou representando o Comércio de Barra Mansa, que na época o melhor da região.   

Fonte: Livro Três Caminhos - Publicação Grebal (Grêmio Barramansense de Letras) - 1ª Edição 2009 - Nova Gráfica e Editora - Volta Redonda -  

Nenhum comentário:

Postar um comentário