07 abril, 2013

JORNALISTAS QUE PASSARAM POR BARRA MANSA

Na Imprensa barramansense, o jornalista Alberto Mutel teve destaque. Nascido em, Vassouras/RJ, em 1864, veio ainda jovem para a cidade, onde começou a autuar nos meios jornalísticos. Segundo o livro do historiador Alan Carlos Rocha, Mutel fundou os jornais A Gazetinha, O Barra Mansa e O Meio, por onde passaram profissionais de renome.  Ele também trabalhou no Aurora Barramansense. Era irmão do farmacêutico João Baptista Mutel e conforme o livro, morreu solteiro, aos 55 anos.
Na época, profissionais de jornalismo, atuavam em outras áreas. O governador do Estado do Rio de Janeiro, o médico Alfredo da Silva Neves, nascido em Barra Mansa,filho de Alfredo de Araújo Neves e Amália da Silva atuou também como jornalista. Foi professor na Faculdade de Medicina de Niterói/RJ (atualmente anexa à Universidade Federal Fluminense) entre 1923 e 1930 deputado federal e senador do Estado. Em 1946, foi deputado à Assembléia Nacional Constituinte.
Em Barra Mansa, circulou por algum tempo um jornal chamado Cartão Postal. Um dos jornalistas atuante, conforme revela o livro de Alan, foi Renée Salgado, de apenas 8 anos, que entrevistava pessoas e escrevia artigos. Ele era filho de um jornalista conceituado. Outro detalhe jornalístico: em 1880, o Jornal Aurora Barramansense  publicou este anuncio: “Enfermeiro, com longa prática, deseja obter uma fazenda. Informa-se nesta tipografia”.
Por volta de 1917, os jovens de Barra Mansa jogavam bola nas ruas centrais da cidade. Um dos locais preferidos era a Avenida Joaquim Leite, a Praça da Matriz e a Travessa Lara, que era ao lado da fábrica de sabão. A Polícia quase sempre era acionada para coibir a prática e em defesa do esporte na rua saiu o jornalista Sebastião Alves, do Jornal OFF-SIDE, que era dedicado aos desportos. O poeta resendense Luis Pistarini, que morreu em 1918,  foi colaborador do “A Gazetinha”.

Texto Mauro Cesar - Livro Três Caminhos - Publicação Grebal (Grêmio Barramansense de Letras)  - 1ª Edição 2009 - Nova Gráfica e Editora - Volta Redonda 

Hoje é Dia Mundial da Saúde e Dia do Jornalista -

Nenhum comentário:

Postar um comentário