29 abril, 2013

INSETICIDA CAUSA DECLÍNIO DE ABELHAS EUROPÉIAS

A Comissão Europeia suspenderá por dois anos o uso de inseticidas. Três destes produtos são responsáveis pelo declínio acelerado das abelhas Após um voto, nesta segunda-feira (29/04), no Comitê Permanente da Cadeia Alimentar e da Saúde Animal, quinze membros da União reagiram favoravelmente à proposta de Bruxelas. A medida, porém passa a vigorar a partir de dezembro. O imidaclopridclotianidina e o tiametoxam são usados nas culturas de milho, canola, girassol e algodão.
Os inseticidas são os mais amplamente utilizados em todo o mundo na agricultura. Há mais de uma década eles são suspeitos de ser um elemento-chave para o colapso das populações de abelhas e polinizadores (abelhas selvagens, abelhas selvagens, borboletas, etc.). A proposta havia fracassado, em 15 de março, e não obteve a maioria, mas a Comissão recorreu e agora passou em primeira votação.
No total, os quinze Estados-membros da União Europeia votaram a favor, com oito e quatro abstenções. A França e a Alemanha votaram a favor da suspensão, enquanto que a Itália, que não votou em primeira instância, foi contra. A proposta da Comissão é com base a laudo pericial emitido pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), que comprovou que os três pesticidas representam um risco para as abelhas. 

Fonte: Jornal Le Monde, da França - 


Nenhum comentário:

Postar um comentário