26 junho, 2012

OUTRO FERNANDO PRESIDENTE SOFRE IMPEACHMENT

Diferente do Brasil e do que aconteceu com o atual senador Fernando Collor de Melo, o presidente deposto da República do Paraguai, Fernando Lugo, de 61 anos, vai poder disputar outra eleição e até concorrer nas eleições de abril de 2013 aos cargos de presidente, governador, senador ou deputado. A Constituição Paraguaia não limita os direitos políticos do cidadão submetido ao que é chamado lá de “juízo político”, que equivale ao impeachment sofrido por Collor, que ficou inelegível no Brasil por oito anos.
A Lei do Paraguai também não menciona uma possível exclusão da vida pública. Fernando Lugo foi destituído da presidência há três dias, conforme o voto da Câmara e do Senado. Para a Constituição Paraguaia, Artigo 225, podem ser submetidos ao  impeachment, além do presidente da república e seus vice, os ministros do Estrado e da Suprema Corte,  o fiscal-geral do país, o procurador-geral da República, o controlador-geral, os integrantes do Tribunal Superior de Justiça e do Tribunal Eleitoral.
Em discurso sexta-feira (22), ao deixar o governo, Fernando Lugo disse que “saia do governo pela maior das portas, a do coração paraguaios”. “Estamos certos de que houve um golpe de Estado contra a vontade popular”, disse o ex-presidente. O  Brasil e outros países entendem que houve um rompimento do processo democrático, pois a tramitação do processo foi muito rápida sem tempo de defesa para Fernando Lugo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário