23 junho, 2012

PRISÕES EM 1885 POR SEDUÇÃO DE ESCRAVOS EM BM

Na primeira quinzena de junho de 1885 estavam presas na cadeia de Barra Mansa, atualmente 90ª DP, 29 pessoas pelos seguintes delitos: vagabundagem, desordem e embriaguês; pessoas pegas “andando fora de horas”; escravos, por fugas e pessoas que seduziram escravos. Um dado interessante! É bom lembrar que naquela época a prisão da cidade ficava no local onde hoje é a Praça da Liberdade, a poucos metros da atual Rodoviária de Barra Mansa. E no espaço da rodoviária existiu uma pedreira.
Naquela década, fins do século 19, as pessoas de Barra Mansa - assim como a de outras cidades da região (principalmente a capital Rio de Janeiro), tinham por hábito frequentar a Biblioteca Municipal em busca de romances, poesias, história, ciências, além de assuntos relacionados à legislação e à agricultura. Um registro de junho de 1883 informa que 402 pessoas estiveram na biblioteca. Barra Mansa contava, em 1880, com uma população de 28.702 habitantes, sendo que deste número 13.880 eram escravos.
Desta informação, que compilo do livro do saudoso historiador barramansense Alan Carlos Rocha, com relação às detenções da época, me chama atenção a prisão por sedução de escravos. As mulheres brasileiras são realmente as mais bonitas do mundo, resultado desta gigantesca miscigenação ocorrida em território brasileiro. E o poder do dinheiro, infelizmente, que sempre foi usado e ainda é para a satisfação egoísta e criminal de alguns, pode ter servido para desencaminhamento, sedução e ruína de muitas adolescentes (e até mesmo crianças) e mulheres negras.

Texto Construído com base no Livro Três Caminhos do historiador barramansense Alan Carlos Rocha–Nova Gráfica e Editora–Av. do Comércio, 225 – Retiro – Volta Redonda - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário