O romancista cearense, autor de 5 Minutos, A Viuvinha, entre outras obras de destaque - José de Alencar - escreveu um romance quando tinha 18 anos, desconhecido do público. Quase trinta documentos inéditose integram a sua obra e começam a ser recuperados. Alencar tinha por hábito revisar o material publicado e fazer croquis de peças teatrais. O professor de literatura brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcelo Peloggio, diz que o autor merece ser redescoberto e que há muito material inédito de sua autoria.
Os manuscritos s de J. A. estão espalhados. Alguns no Ceará, outros na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. São anotações, cadernos inteiros, com romances não terminados.
O ensaio “Antiguidade da América e Raça Primogênita” são textos redescobertos e publicados em 2010. O romance “Os Contrabandistas”, encontrado inacabado, apesar do estado precário, foi o primeiro escrito por J. A. (aos 18 anos), segundo o professor Peloggio.
- Infelizmente não será possível a reprodução total porque o material está muito deteriorado, mas, ainda assim, é um material interessante, disse Peloggio.
O projeto Digitalização dos Manuscritos de José de Alencar foi lançado no início de novembro último, em Fortaleza. Um investimento de quase R$ 100 mil, selecionado entre as propostas culturais patrocinadas pelo programa Petrobras Cultural 2011.
Casa de J. de Alencar, em Mecejana,Ceará Foto;Wikipédia |
O material pertence a UFC e “vai servir para estudo e pesquisa”, como disse Luís Carlos do Nascimento, gestor de patrocínio cultural da Petrobras.
Aos 39 anos, em 1868, J. A. tornou-se ministro da Justiça. Em 1869 foi o candidato mais votado para o Senado, porém, uma curiosidade - seu nome foi vetado pelo imperador dom Pedro II, que o achou “muito moço” para o cargo.
O escritor é considerado o fundador do romance brasileiro e morreu no séc. XIX, com 48 anos.
Fonte - dados de naturalidade, nascimento e foto: Wikipédia, a enciclopédia
Documentos inéditos de José de Alencar começam a ser recuperados: Diário do Nordeste; Globo.com.
Curiosidades: Livro Guia dos Curiosos - Editora Companhia das Letras - 1995 - pág.440
Nenhum comentário:
Postar um comentário