05 junho, 2010

TRATE BEM SEU AMBIENTE DIÁRIO, POIS ELE É SEU MEIO DE VIDA

Talvez esta data lembrada hoje seja uma das mais importantes para a humanidade, apesar de muitos não terem se dado conta. Não por causa do Greeanpeace ou qualquer outra entidade ambientalista, mas pelos males à terra. Por isso, vai uma mensagem, não conselho, pois como, já foi dito, se fosse bom, seria vendido: trate bem seu ambiente diário, pois ele é seu meio de vida. Continue achando que o papel que joga na rua, a guimba de cigarro que descarta em qualquer lugar “discretamente”, não fazem diferença. Que os criminosos sacos plásticos dos supermercados, guardados em casa, são ótimos para descartar seu lixo. Vai em frente, achando que as garrafas PET foi um grande invento e que as baterias de todo tipo de aparelho e as lâmpadas fluorescentes podem ser encostadas em qualquer lugar.
E ainda, se for profissional da área da Saúde, prossiga ignorando o destino do lixo que ajuda produzir. Continue alheio e estará colaborando para a destruição do planeta.
É bom refletir hoje, quando reportagens, campanhas, seminários e workshops trazem como foco do Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente. Mas, que não fique somente neste dia. Se é pai ou mãe pratique com os filhos o bota-fora adequado e se for só filho ainda, ouça e faça o que pode de melhor no ambiente que está.
Os preservativos são descartados na natureza de forma irresponsável nos locais onde o coito teve facilidade; pela janela de um carro ou simplesmente deixado no escuro da noite, com certeza, pois nos locais onde são encontrados o ato não ocorreria à luz do dia.
 
NEM 1% DAS SOCIEDADES DÁ UM DESTINO JUSTO AO LIXO
 
Repense as atitudes que a princípio pareçam insignificantes como um papel de bala jogado no chão. Imagine milhões de pessoas fazendo o mesmo. Um pensamento lido em algum lugar parece simplório, mas é efetivo, e diz mais ou menos assim: ambiente limpo não é o que mais se limpa, mas o que menos se suja. Com relação ao destino do lixo produzido por uma cidade moderna, por menor que seja, é apavorante ver o resultado final.
O acúmulo do que estava na sua mesa, na escola, no restaurante onde matou a fome ou na empresa em que trabalha e principalmente no hospital, se torna veneno. E mais apavorante é descobrir que nem 1% de todas as sociedades que há no mundo, dá um destino justo, saudável e reciclável aos resíduos do sustento diário da sobrevivência humana.
por Mauro Cesar

MEIO AMBIENTE E TRATAMENTO DO LIXO *

Lixo é todo e qualquer resíduo sólido resultante das atividades humanas. No Brasil o lixo é composto na sua maior parte (60%) por restos de alimentos. Esse desperdício poderia ser evitado com o uso de embalagens adequadas e melhor manuseio. É importante ressaltar que as embalangens protegem os alimentos, remédios,eletrodomésticos e as mais variadas mercadorias, permitindo a venda desses produtos em qualquer lugar e época do ano.

O lixo pode ser classificado como:
Domiciliar: resultante das atividades residenciais;
Comercial: resultante das atividades comerciais;
Hospitalar: resultante das atividades médicas e veterinárias;
Industrial: resultante das atividades industriais;
Público: resultante da varrição dos espaços públicos;
Especial: resíduos volumosos tóxicos e da construção civil.
 
Composição Química

O lixo pode ser, também,classificado com sua composição química em orgânico e inorgânico. Quando resultante de restos de ser vivo animal ou vegetal o lixo é denominado orgânico, e inorgânico quando resultante de material sem vida.
O lixo inorgânico é composto, principalmente, por materiais de embalagens. O vidro, o metal e os plásticos em geral correspondem a 10% do lixo inorgânico. O papel e o papelão, porque podem ser reciclados, são aqui considerados como inorgânicos e representam 25% do total deste tipo de lixo.
• Do livro A embalagem e o ambiente, Tetra Pak – Seleção de Maria Auxiliadora Ferreira – São José dos Campos – SP – Extraído do Almanaque Santo Antôniode 2010, publicado pela Editora Vozes

Nenhum comentário:

Postar um comentário