03 junho, 2010

CORPUS CHRISTI: UMA DATA CELEBRADA POR CATÓLICOS

Rua do Parque de Saudade,
uma das ornamentadas nas Procissões
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. No Brasil, a data é sempre lembrada mais por causa do feriado, que cai em dias diferentes, pois é comemorado sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. 
E este, de agora, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. O evento é tradição católica, celebrada com missa e procissão. Nesta ocasião as ruas são enfeitadas com representações de hóstias, símbolo do santíssimo sacramento e de santos. 
Este ano, verificou-se muitos enfeites com predominância das cores verde e amarelo, por causa das proximidades dos jogos da seleção brasileira, pela Copa do Mundo.
Em Barra Mansa, o bairro Saudade era aonde as ruas eram mais bem enfeitadas, com folhas serragens, tecidos e pintura nos paralelepípedos. O comparecimento era maciço, com visitantes de vários pontos da cidade. Era uma verdadeira festa, como as paradas e os desfile nos dias cívicos na cidade, pois um número grande de pessoas que não acompanhava a procissão, assistia das calçadas e das janelas, às vezes com velas acesas. O cortejo era todo iluminado pois quase todas levavam velas. Algumas pessoas carregavam ramos para serem benzidos no final. Após evento os ramos eram levados para casa e queimados em épocas de chuva forte, para a proteção do lar.
Continuando a definição, conforme pesquisa no site da Wikipédia, é uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é dia de comparecimento obrigatório à missa. A procissão por vias públicas, quando feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944). É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, o bispo não se ausente da diocese. 

Foto da Wikipédia: Tapete de Corpus Christi em Poá - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário