07 junho, 2010

HÁ CHEIRO DE PIZZA NO AR

Finalmente o governo federal sancionou, sem vetos e sem mudar a integridade da Lei que ficou conhecida como ficha limpa. Os "colarinhos brancos", uma alusão à época da ditadura, vão continuar impunes como sempre foram e como quase todos senhores "poder econômico" são. E se há uma ficha limpa é por que tem outra suja. E são acessíveis, este último modelo, a negros e pobres deste país. Não por opção, mas pela realidade histórica. Quando o político tiver em sua ficha condenação na Justiça e nos julgamentos em instâncias colegiadas (com decisão de mais de um Juiz), aí ele estará "ferrado" como diriam no popular. A Lei também ampliou de 3 para 8 anos a inelegibilidade do candidato. Mas, fica a pergunta: quantos destes que estão exercendo algum cargo político têm ficha limpa? A sociedade brasileira já sabe. E quantos estarão "correndo na frente ou atrás" para limpar o nome até o pleito de 3 de Outubro próximo, seja para eleição ou reeleição.

Enquanto os canarinhos correrem no campo e o povo, satisfeito com o pão e o circo, aplaudir cada vitória da Seleção Brasileira, os "arautos" da república estarão exercitando seus "jeitinhos brasileiros" para garantirem ficha limpa. E em 2011 o quadro será muito pouco diferente do atual. E "zefininhho" !

Respeito aos quase 4 milhões de brasileiros que se propuseram com suas assinaturas à garantia de que a Lei seja aplicada com o intuito de barrar candidatos condenados e com um histórico de vida bandida. Mas, há cheiro de pizza no ar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda vão debater sobre a exigência de ficha limpa, pois, apesar de o presidente Luís Inácio Lula da Silva não ter feito alterações, ou nem tê-las estudado com profundidade, a discussão é para resolver se realmente a Lei valerá para este ano e se vai barrar candidatos que já foram condenados ou se será apenas para os que "vierem" a ser condenados. E aí está a questão: foi ou vir a condenação. E neste âmbito, o poder econômico tem muita propriedade. Salvem os pobres!

Os deputados, o Senado e o Presidente Lula fizeram a sua parte. Os primeiros seguraram ao máximo a Lei na casa; o Senado fez uma mudança "boba", diriam os mais simples, alterou a expressão "OS QUE TENHAM SIDO CONDENADOS" para "OS QUE FOREM CONDENADOS" e o presidente, muito ocupado com a reeleição, não deve ter se preocupado com detalhes. Roberto Carlos, rei da juventude, fez melhor e agrada a massa até hoje com o seu "detalhes". Só resta à população aguardar para a saber o resultado da ação final dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Texto do Jornalista Cesar Dulcidi - http://www.cesardulcidi.zip.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário