27 maio, 2010

QUEM FALA DEMAIS DÁ BOM DIA A CAVALO

Cavalo fotografado em pasto no bairro São Domingos, em Barra Mansa
Foto: César Dulcidi
Na seção "Cartas" de O Diário do Vale (Volta Redonda), edição de ontem (26/05/2010), dois comentários chamaram a atenção. Um pela visível falta de respeito, complementado pela réplica do outro: indignado. Acredito que alguém lamentando a morte de um cavalo, quando o “falecimento” deste resultou na morte de um ser humano, só pode estar brincando. Não que seja insensível com os animais, ao contrário admiro integrantes da “Sociedade Protetora de Animais”. Mas, vamos à analise das opiniões geradas por esta manchete do Diário do Vale: “Motociclista morre ao bater em cavalo na Rio-Santos”.
Não é novidade pessoas morrerem em colisão entre veículo animal de grande porte, tipo cavalo, boi ou vaca. É como ir ao encontro, em alta velocidade, de um muro de concreto.
Na década de 1990, como repórter de A Notícia (funcionava no prédio de O Dia”, na Rua Riachuelo), fiz a matéria de um dentista que morreu instantaneamente, quando seu carro atingiu uma vaca, na Avenida Brasil, altura de Guadalupe, no Rio de Janeiro. No que restou do Gol, verificou-se estrume até no console. A vaca morreu com a pancada, mas serviu de alimento para muita gente. Segundo relatos, apareceram diversas pessoas das proximidades da rodovia, com faca na mão. O acidente foi por volta de meia-noite e quase no final da madrugada, quando voltávamos de reportagens na área de Campo Grande e Santa (zona oeste do Rio), encontramos apenas restos da "barrigada" do animal. O repórter fotográfico só teve o amontoado da lataria para registrar, pois o corpo tinha sido levado pelo rabecão.
“A Notícia”, no dia seguinte, estampou-se na primeira página, mais ou menos assim: “dentista morre ao atropelar vaca na Avenida Brasil”.
Voltando aos dias atuais, na seção de cartas de “O Diário do Vale” constam estes dois comentários:
a) Coitado do cavalo. Estes motoqueiros não têm jeito. Alguém sabe se o cavalo está bem? Fred, pelo site.
b) Esqueceram de dizer que o socorro demorou meia hora para chegar... e não foi à tarde, foi de madrugada, 3h da manhã. E para quem se preocupou com o cavalo, foi porque não era seu irmão ou sua mãe que estava esticada no chão, morrendo... Fábia, pelo site.
Tiveram outros comentários de pessoas que ficaram indignadas com a “brincadeira” do Fred, que parece ser o mesmo dos filmes de terror. Talvez, refletindo depois, ele tenha avaliado e reconsiderado e vai agir com moderação da próxima vez. 
Com a facilidade de comunicação que existe hoje, somos impelidos a fazer comentários, participar de enquetes, concursos e por curiosidade sair abrindo e-mails. É regra número um para os internautas: não abrir e-mails desconhecidos.
E também é preciso ser cuidadoso na hora dos comentários. A Internet está ai, com as facilidades de comunicação, mas, é preciso cautela, cuidado, educação e respeito. É como no trânsito, a falta de educação pode provocar tragédias. Um pouco de bom senso nunca é de mais. E vale o ditado: Quem fala demais, dá bom dia a cavalo.

Texto do Jornalista Cesar Dulcidi – www.cesardulcidi.zip.net



8 comentários:

  1. Exceelnte este blog seu amigo,é primeira vez que leio,gostei..

    Abraços
    www.juventudebm.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, eu encontrei esse blog ao acaso, 'digitei no Google' um provérbio: QUEM TOMA CUIDADO COM O QUE DIZ ESTÁ PROTEJENDO A PRÓPRIA VIDA, MAS QUEM FALA DEMAIS DESTRÓI A SI MESMO! Provérbios 13:03, eu não tenho religião, esse provérbio não foi nenhum padre ou pastor que me disse, 'EU O OUVI EM UM FILME DE VELHO OESTE' o chefe do bando 'que sabia a bíblia de cor' respondeu com esse provérbio à indagação de um membro do bando: POR QUE VOCÊ ESTÁ CALADO HOJE? gostei do seu blog, bacana têm pensamentos,frases,,,etc de escritores que eu adoro, eu leio muito 'DE TUDO' deixo aqui algo que foi dito por Jose Saramago: ""ESTAMOS AFUNDADOS NA MERDA DO MUNDO, O OTIMISTA É, ESTÚPITO, INSENSÍVEL, OU MILHONÁRIO"" deixo aqui meu E-MAIL: rodriguesrodrigues1976@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. decadencia,,, DECADENCIA É A PERDA TOTAL DA 'INCONCIENCIA', -PORQUE A INCONCIENCIA É O FUNDAMENTO DA VIDA! "O CORAÇÃO SE PUDESSE PENSAR PARAVA DE BATER"

    Fernando Pessoa (LIVRO DO DESASSOSSEGO)

    ResponderExcluir
  4. "VAI ALTA A NUVEM QUE PASSA, VAI ALTO O MEU PENSAMENTO, QUE Á ESCRAVO DA TUA GRAÇA ASSIM COMO A NUVEM É DO VENTO"

    Fernando Pessoa.

    ResponderExcluir
  5. ah,,, o pensamento! "RAIVA NAS TREVAS O VENTO SEM PODER PARAR, ESTOU PRESO AO MEU PENSAMENTO ASSIM COMO O VENTO ESTÁ PRESO AO AR"

    Fernando Pessoa.

    ResponderExcluir
  6. 'Mundo Vasto Mundo, ah Se Eu Me Chamasse Raimundo, SERIA UMA RIMA, NÃO SERIA SOLUÇÃO, Mundo Vasto Mundo, Mais Vasto é Meu Coração'

    Carlos Drummond de Andrade.

    ResponderExcluir
  7. De todas as profissões femininas, A DE ESPOSA CONTINUA SENDO A MAIS LUCRATIVA.

    (Nelson Rodrigues)

    ResponderExcluir
  8. "Hoje Tudo é Possível, Tudo. Há Idiotas Liderando Povos, fazendo História e fazendo Lendas"

    Grande Jânio, esse sim FOI UM GRANDE ESTADISTA!

    ResponderExcluir