terça-feira, 25 de maio de 2010

COMUNICAÇÃO: TERRITÓRIO SEM DONO

Vegetação no bairro Siderlândia - Barra Mansa-RJ
Foto: Arquivo pessoal -
Os blogs consolidaram suas presenças nas eleições de 2006 e é um fenômeno no mundo da Internet. O Orkut, por mais incrível que possa parecer, completou em dezembro de 2009 seis anos de existência, ocasião em que, estatisticamente, era o Site mais acessado, depois do Google. Atualmente, essas duas ferramentas concorrem com o Twitter, Facebook e MySpace, páginas estas que ainda não têm seis anos de vida consolidadas.
O pássaro (Twitter), se não se firmou ainda como um poderoso serviço de troca de mensagem, é hoje o principal instrumento de comunicação, marketing pessoal e propaganda de políticos, artistas e candidatos ao próximo pleito. Ou seja, nas eleições de outubro deste ano, com certeza, se consolidará.
A velocidade e a precocidade dos acontecimentos "internéticos fazem da Rede Mundial de Computadores o instrumento mais democrático, coletivo e revolucionário que a humanidade já teve nos últimos dois mil anos.
Em 50 anos, será difícil para o homem avaliar como se deu este processo. Há 15 anos, editar qualquer texto pessoal, poesia ou este artigo que está sendo escrito era algo impossível em uma semana, ou até mesmo em um mês. Hoje, com os Blogs, Sites e outras ferramentas da Internet, imagens, fotos, textos, em fração de minutos, tornam-se de domínio público. Este parágrafo, copiado abaixo, retirado de uma reportagem sobre Twitter da revista Época de 16 março de 2009, resume bem o fenômeno.
No fim de novembro (2008), durante os ataques terroristas em Mumbai, na Índia, o Twitter se destacou na mídia. Vários twitteiros transmitiram informações e fotos da cidade, mostrando os danos do ataque que matou 173 pessoas e feriu mais de 300. Essa facilidade de informar com rapidez é um dos atrativos do serviço. Já são vários os caos de notícias que surgiram no Twitter antes de chegar ao rádio e à televisão.
Depois disso, a morte do mega star Michael Jackson foi um exemplo de como as informações se propagaram, de início por parte da divulgação surgida em um Site.
Uma ponte ou avião que cai, a informação e a imagem chegam à Internet e consequentemente aos meios de comunicação em menos de uma hora. Daqui a alguns anos será cafona ou impróprio dizer “os meios de comunicação”. Essa palavra composta terá que ser trocada, ou já foi há bem pouco tempo, por “rede mundial”.
O fato real ou factual desfila por uma rede de comunicação incontrolável, onde os meios são os fins. Está ou não riscado do vocabulário internético “os meios de comunicação”? A comunicação já é de fato um território sem dono, onde nem o céu é o limite.
MSN – Fundado em 1999
MySpace Fundado em 2003
Facebook Fundado em 2004
Orkut Fundado em 2004
Twitter Fundado em 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário