29 maio, 2010

MAU HUMOR: NINGUÉM ESTÁ LIVRE. COMBATA-O

É preciso ser firme em todos os embates da vida e viver em paz. No dia-a-dia, todos têm sua luta pessoal. Seja de sobrevivência, convivência ou para vencer as enfermidades. O compromisso de cada um é singular, não cabe a ninguém julgamento e é uma luta diária, assim como suas convicções, ideais de vida e religiosidade. O respeito e a palavra mais forte no trato ser humano a ser humano. Deve ser regra principal no cotidiano. E a máxima “o meu direito termina onde começa o do outro” tem que ser exercício constante.
Humildade, acima de tudo, para reconhecer que se excedeu e volta para pedir desculpa. Para isso, o primeiro mal abstrato a combater, a eliminar da vida, para que a convivência seja saudável chama-se mau-humor, que é inerente em todo ser humano. Ninguém está livre dele.
Para isso, vem bem a calhar, o texto, com dicas sobre os alimentos para combater o mau-humor, extraído do Almanaque Santo Antônio (Alexandre Pimentel, Nutricionista – Seleção de Luzia de Campos Lapa – Santos/SP).
Dê adeus ao nervosismo, à ansiedade e ao cansaço. Coloque em sua dieta alimentos que têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, diminuir a irritação e espantar a tristeza.
Alface: Ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço.
Banana: Diminuí a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidrato, potássio, biotina e magnésio. É estimulante, porque possui vitamina B6, que produz energia.
Espinafre: Contém potássio e acido fólico, que previnem a depressão. Além disso, o espinafre tem magnésio, fosfato, e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.
Frutos do Mar: Abuse das delícias do mar. Elas têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. São boas fontes de proteína e gordura saudável (ômega 3), essencial para o bom funcionamento do coração.
Mel: Estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
Jabuticaba: Contém ferro, que combate a anemia e vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jabuticaba é rica em carboidratos.
Laranja: Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular, combate o estresse. A laranja é energética, hidratante e previne a fadiga.
Ovos: Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória.
Uva: Possui boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. A uva é energética.
---------------------------------------------------------------------------------------
Hoje é dia do Geógrafo, do Estatístico é
Dia do Seresteiro.
Na região deste Blog, destacamos a localidade de Conservatória, considerada Cidade Seresteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário