Então, 5 de Novembro conta com diversas celebrações. É dia do técnico em eletrônica e do técnico agrícola, nacional da língua portuguesa, da cultura e da Ciência. Uma data que surge da tragédia da maior invasão de mar filmada: o dia mundial de conscientização contra tsunamis, além de dia do designer gráfico, do radioamador e do protético. É dia também de saudar o corpo de saúde da marinha e o escrivão de polícia.
O dia de conscientização contra os tsunamis surge justamente após o trágico avanço do mar, ocorrido num final de ano (2004), cujas água surpreende centenas de pessoas, moradias e construções nas margens do oceano, ocasionando a morte de mais de 227.898, conforme a Wikipédia.
Esse maremoto no Índico, que provocou um movimentação nas água oceânicas do planeta, ocasionando pequenos tsunamis em vários pontos, foi o mais letal, provocando mortes em vários países. Na Indonésia, o epicentro do Tsunami, foi onde morreram mais pessoas, com imagens que foram para a TV, mostrando construções, carros, barraca e pessoas sendo arrastadas pelas águas marinas.
Foi o primeiro desastre natural a ser transmitido ao vivo para o mundo, com relato de vítimas e imagens chocantes, fato que facilitou a mobilização de ajuda internacional e a caridade e comoção mundial, pois expôs a tragédia ao vivo, influenciando na agilidade da ajuda solidária. Acabou sendo um marco na transmissão das calamidades humanas.
Na sequência, outros países, como Ski Lanka, Índia, Tailândia, Maldivas, Malásia, Myanmar, Somália, Bangladesh e Quênia ficaram entre os mais atingidos, com perdas humanas e materiais. Conforme dados pesquisados na Internet, o Tsunami de 2004 atingiu um total de 14 países, resultando numa tragédia humanitária, onde o mar avança sobre cidades habitadas, sem precedentes na história do planeta.
![]() |
| Esse é o mar perto de Paraty - o mar da Indonésia arrastou carros e construções em 2004 |

Nenhum comentário:
Postar um comentário