19 outubro, 2025

É O CÁLCULO DO GANHO, E NÃO DA PERDA, DIZ MARCELO GLEISER

Marcelo Gleiser falando de seu projeto em Toscana 
Revendo entrevista no programa Provoca, na TV Cultura, com o físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser, entendi que o estado de maravilhamento é a melhor escolha que um ser humano poder fazer. É entender que cada dia de sua vida é um grande privilégio. Para o cientista, ao acordar o primeiro pensamento não é menos um dia, mas sim, mais um dia. A cada amanhecer, é a vida passando, a idade chegando. ... é o cálculo do ganho, não é o cálculo da perda, diz ele. Pôde-se escolher entre agradecer, olhar para o céu, as nuvens, sentir o calor do sol, pegar a sua criança, ou seu cachorro ou aquela planta que tanto gosta; está perto disso tudo e  sentir o calor do outro - seja lá quem for esse outro. Em outra palavras sentir a vida.

Algo que, por causa da correria, dos afazeres do dia-a-dia, nem sempre se escolhe fazer. As pessoas não se dão a importância de estar vivo.

Em suma, Marcelo Gleiser - o físico e astrônomo  que poderia estar fixado em planetas, cosmos, átomos e cálculos matemáticos, dá a receita para a paz interior. Na entrevista, ele revela o que já disse em tantas outras, por causa da sua sina existencial.

Aos 20 anos quis fazer uma análise com o Hélio Pellegrino (1924-1980), o que conseguiu por meio da ex-esposa de Pellegrino, Sarah de Castro Barbosa (1930-2018), sua professora em uma das matérias da Faculdade de Física, na PUC do Rio de Janeiro.

O psicanalista, após ouvi-lo, disse que ele estava pronto para vida, tinha se encontrado na sua auto procura, não o programando para outras sessões. Algo que o intrigou, pois todos os seus amigos faziam análise e porque ele não. 

- Você está no caminho e acho que vai seguir esse caminho e ficará legal, assim teria dito Hélio Pellegrino, segundo Marcelo Gleiser. E o psicanalista estava certo. Além dos vários livros publicados, o cientista mais procurado do momento - que aproxima a sociedade da ciência, criou um espaço de debates - em busca de formas de se agredir menos o Planeta.

Escolher entre agradecer, olhar para o céu, as nuvens, palavras do cientista


Editado em 23.10.2025


Nenhum comentário:

Postar um comentário