02 julho, 2016

NA FRANÇA, INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES QUE SE TORNAM ACOMPANHANTES DE IDOSOS

Ana Annenberg apresentando a reportagem
Fotografado (capturada) via computador 
O programa “Como Será?”, produzido pela apresentadora do Jornal Hoje, da Rede Globo, Sandra Annenberg, exibido hoje (2), traz um assunto interessante: um sistema de intercâmbio, onde o estudante universitário se torna acompanhante de idosos. O caso acontece na França, onde o projeto funciona há dez anos e é um exemplo para o mundo. A diretora da Associação Duas Gerações Unidas, que coordena o projeto, deixa uma mensagem que diz tudo sobre a iniciativa; “Dar sentido à velhice e sabedoria à Juventude”.
O projeto consiste no seguinte: ao invés de o estudante pagar por uma moradia e alimentação enquanto está na universidade - o que segundo a matéria não fica em menos de R$ 2 mil reais mensais, ele vai servir de acompanhante de idoso ou idosa, ou de ambos, na casa em que for morar. Em troca, não terá que pagar um aluguel estipulado, nem a comida, mas algumas despesas da casa como energia, internet etc. Segundo a diretora da Associação, é assinado um contrato entre as partes.
Conforme a reportagem, que ouviu o universitário brasileiro Thales Pitombeira - lotado na casa de uma professora de Inglês, os gastos universitários com estadia em apenas um ano do período escolar fica em torno de R$ 64 mil reais. Dai, essa ideia, louvável, que teve citações elogiosas por parte de outros estudantes ouvidos. A idosa da casa onde mora Thales comenta que pede ao jovem apenas para não passar noites fora, justamente para o auxílio num caso de emergência durante à noite.
Muita boa a reportagem! Exibida com outras, mostrando as ações de bombeiros neste 2 de Julho Dia do Bombeiro, com o repórter Alexandre Henderson. A matéria sobre a brilhante iniciativa francesa, onde estudantes moram com idosos, foi feita pela repórter Lúcia Müzell.
Clique p/ ver Reportagem no G1

Um comentário:

  1. É sempre bom rever e reler algumas reportagens e essa se mantem atual.


    ResponderExcluir