28 junho, 2016

FLIP HOMENAGEIA ESTE ANO A POETA CARIOCA ANA C. DA GERAÇÃO DOS ANOS 1970

A 14ª Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) segue até domingo (3) e homenageia este ano Ana Cristina Cesar. Entre os destaques anunciados estão os escritores Karl Ove Knausgard, norueguês, e o escocês Irvine Welsh. O repórter Caco Barcelos leva o assunto de seu programa semanal na TV Globo, Profissão Repórter, para ser discutido no espaço da Flip Mais.
A marca literária principal da Flip este ano (no ano passado o homenageado foi o escritor Mário de Andrade) é uma poeta. Nascida no Rio de Janeiro, Ana Cristina Cesar (1952-1983), Ana C., que se emergiu nos anos 1970 da Poesia Marginal - também intitulada de Geração Mimeógrafo, deixou um legado para autores, poetas e escritores.

Ana C., como gostava de ser chamada, foi tratada assim por amigos e assim ficou conhecida. Ela passa a ser a segunda mulher a ser lembrada na Flip. A primeira foi a escritora Clarice Lispector, em 2005.
O curador da Flip, Paulo Werneck, afirmou que a Poesia Marginal será um dos temas da festa e que a homenagem vai levar ao público o conhecimento da obra de Ana C. "desfazendo alguns lugares-comuns a respeito de sua vida", conforme revelou em reportagem ao G1, em novembro passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário