16 março, 2015

NASA ENVIA FOGUETE, EM MISSÃO PIONEIRA, PARA ESTUDAR O MAGNETISMO DA TERRA

Com êxito, a Nasa lançou na semana passada uma missão pioneira para estudar a interação do campo magnético da Terra com outros corpos celestes, como o Sol. O lançamento da missão, que terá dois anos de duração, foi feito da Base de Cabo Canaveral, na Flórida. Em setembro, a missão vai começar a enviar dados à Terra. 
A Agência Espacial Norte-Americana não descarta a possibilidade de ampliar esse período. Em nota, informou que os quatro observatórios espaciais idênticos, que compõem o Sistema Multiescala Magnetosférico, partiram a bordo do foguete Atlas V. 
A missão permitirá a primeira visão tridimensional da conexão magnética da Terra com o Sol, um processo que possibilitará compreender como se ligam e desligam os campos magnéticos no universo. 
Os cientistas esperam obter dados sobre a estrutura e a dinâmica da energia que os campos magnéticos trocam quando se encontram, momento em que se produz uma explosiva liberação de energia. 
A missão também quer entender como a troca de energia afeta os fenômenos meteorológicos no espaço e o seu efeito sobre os sistemas tecnológicos modernos, como as redes de comunicações, de navegação GPS e de eletricidade.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário