26 janeiro, 2015

SÃO PAULO, A CAPITAL DO AMOR, TERRA DA GAROA, SAMPA E PAULICEIA, FEZ 461 ANOS

Dia 6 de Janeiro Angra dos Reis completou 513 ano, ontem (25) foi a vez de São Paulo que fez 461 anos. Este mês também comemoram aniversário Santo Antônio de Pádua, dia 2, e no dia 5 os municípios de Paraíba do Sul e Nova Iguaçu. São Paulo, que no ano passado sofreu a maior falta de chuvas de, história, é conhecida também como Terra da Garoa, Sampa e Pauliceia.
Foi em São Paulo, há 64 anos, que foi inaugurada a 1º transmissão de TV, com a abertura inaugural da TV Tupi. Naquela época, havia na cidade apenas 200 aparelhos de televisão. O jornalista Assis Chateaubriand, proprietário dos Diários Associados – uma cadeia de jornais e emissoras de Rádio, colocou televisores em pontos considerados estratégicos da Terra da Garoa: a Praça da República e o Jockey Club, local que escolheu para assistir o primeira apresentação de TV.
Entre os grandes festivais da MPB, transmitidos pela TV, em 1968, a música escolhida pelo júri especial, de Tom Zé, se chamava “São, São Paulo, meu amor”. Naquela época, São Paulo tinha 8 milhões de habitantes (hoje passa dos 30 milhões) e a canção falava justamente da população da quantidade de pessoas da metrópole,“que se amavam com todo ódio e se odiavam com todo amor”; da poluição das mulheres e do trabalho, entre outras coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário