29 junho, 2014

CENTENAS DE ARANHAS SE JUNTAM EM TEIA COMO COGUMELO

Uma teia de aranha pequeninas, com centenas delas, me chamou a atenção. Avistei-as, por acaso, no intervalo da partida entre Itália e Costa Rica (Copa do Mundo no Brasil), no feriado prolongado de Corpus Christi. No intervalo do jogo, encontrei a teia no portão vizinho à minha casa, no bairro Morada Verde, em Barra Mansa.
Todavia a colônia de aranhas não vingou. Passados alguns dias, sem que alguém mexesse, os bichos secaram amontados. Por pelos menos três dias acompanhei a trajetória das aranhas. Achei que a colônia se espalharia, com cada uma tomando rumos diferentes, e a preocupação era que o destino fosse a minha casa.
Meu  vizinho não deu muita importância, acho que sabia como ia terminar. O portão, ao ser aberto, balançava a teia, mas não desmanchava o "trabalho" dos bichos. Eu temia que atrapalhasse o "grande" aglomerado (menor que a palma da mão aberta), acabando com a minha expectativa.
Foram feitas várias fotos e imagens. E um destaque diferente - como havia chovido - os pingos d'água fixados na teia não se desfizeram, nem deslocaram as aranhas, que permaneceram nos fios.
Aliás, ao vídeo publicado no You Tube, dei nome de Aranhas na teia e pingos d'água. Frustrei-me, na manhã que percebi que o grande cogumelo aracnídeo não prosperara. O habitat delas estava  impróprio, mesmo porque, com um simples toque, seria desfeito. 
No final, as aranhas acabaram juntas, como bichos empalhados, na forma de um pequeno cogumelo cor de terra.
Veja o vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário