domingo, 9 de fevereiro de 2014

OS 50 ANOS DOS BEATLES E A PRESENÇA DO ROCK NACIONAL

Os quatro rapazes de Liverpool, fenômenos do Rock dos 1960, estrearam na televisão norte-americana no dia 9 de fevereiro de 1964. Portanto, há 50 anos a banda The Beatles, anteriormente chamada de Quarrymen, (conforme o Livro Guia dos Curiosos, de Marcelo Duarte), começa a aparecer em uma mídia ainda pouco vista, mas com um grande poder de reprodução por causa da força do Rádio.
The Beatles é imediatamente aportuguesado para Os Beatles e a especulação do significado do nome Beatles, para os garotos da minha convivência, era algo gostoso de discutir.
Traduzíamos como besouro (s). Mas, sempre chegava um mais velho ou "mais entendido" dizendo não haver tradução para o português. Não estávamos muito longe da definição. 
O certo é que, o nome, o corte de cabelo, os ternos e a banda, casaram com o momento, o Rock and Roll e com um Marketing impressionante, que correu o mundo. Isso, em uma época em que TV ainda era um aparelho de luxo e de uma infinita minoria.
O quarteto inglês - John Lennon, Paul MacCartney, George Harrison e Ringo Star - chamou a atenção do mundo em preto em branco, especialmente do Brasil, onde surge o iê-iê-iê, ritmo das músicas de grupos e cantores brasileiros, como Renato e Seus Blue Caps e Golden Boys, Jerry Adriani e Wanderley Cardoso, entre outros, que imitavam os garotos de Liverpool. 
Um rock que amadurece, se remodela e emplaca a partir dos anos 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário