10 dezembro, 2013

CONTRA A ESPIONAGEM, EMPRESAS ENVIAM CARTA AOS EUA

As companhias AOL, Apple, Facebook, Google, LinkedIn, Microsoft,  Twitter, Yahoo se uniram em uma campanha por novos limites sobre como os governos coletam informações de usuários, em reação às preocupações acerca da crescente vigilância eletrônica. As oito gigantes norte-americanas da Internet divulgaram uma carta aberta ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e ao Congresso norte-americano, pedindo que promovam reformas e restrições a atividades de vigilância.
Documentos vazados pelo ex-técnico de inteligência Edward Snowden revelaram que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) invadiu e provavelmente teve algumas dessas companhias como alvo de espionagem, o que levou Microsoft, Google e Yahoo a aumentar a criptografia de seus dados. Na carta, as companhias dizem compreender a necessidade dos governos protegerem a segurança de seus cidadãos, mas acreditam que as leis e práticas atuais precisam de reformas.
“A segurança dos dados de usuários é crítica, razão pela qual nós investimos tanto em criptografia e lutamos por transparência acerca de solicitações por informações pelo governo", diz um trecho da carta replicado pelo presidente-executivo do Google, Larry Page, em sua página na Internet.
A campanha das empresas pela reforma na vigilância dos governos detalha cinco preocupações principais, incluindo a limitação ao poder dos governos em coletar informações de usuários, transparência sobre solicitações governamentais e a prevenção a conflitos entre governos.
O presidente Barack Obama disse na semana passada ter a intenção de propor uma reforma da NSA para assegurar aos cidadãos norte-americanos que a privacidade deles não está sendo violado pela agência.  (Por Chris Peters e Rohit T.K. em Bangalore) 

Fonte: O Estado de São Paulo – (texto adaptado) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário