sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

18 DE JULHO É DIA DE MANDELA, QUE MORREU AOS 95 ANOS

Em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos, morre o líder sul-africano que colocou fim ao apartheid, o primeiro presidente negro da África do Sul (1994-1999), o ex-presidiário Nelson Mandela, que passou 27 anos na prisão por ser opor ao sistema segregacionista branco. Resumindo sua história única, ele ganhou a liberdade em 1990, no dia 15 de outubro de 1993 recebeu o prêmio Nobel da Paz e em maio de 1994 se tornou presidente.
No final dos 1980, Nelson Mandela era o preso político mais famoso do mundo. Os quase 30 anos passados na prisão não lhe tiraram a determinação. Eleito presidente, buscou a unidade nacional e desestimulou na nação atos de vingança e violência. Por ocasião a Copa Mundial de 2010, Mandela é visto na TV estatal africana alheio ao que se passava ao seu redor, o que despertou comoção nacional. Não existe no planeta história similar a de Nelson Mandela.
Dezoito de julho, dia de seu nascimento, é proclamado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional de Mandela. No dicionário das datas comemorativas está grafado como o dia em que organizações e indivíduos são encorajados a participar de ações comunitárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário