13 setembro, 2013

ECONOMIA DOS EUA ESTEVE NO CTI, MAS ESTÁ VIVA

O jornal O Globo, em reportagem da correspondente Flávia Barbosa, noticiou no dia 10 último, que a economia americana ainda está no conserto, saindo do CTI. As perspectivas são boas, porém, cinco anos após alterarem o eixo da economia global, o país ainda permanece com um alto nível de desemprego e com o seu PIB (Produto Interno Bruto) abaixo do ideal. O mercado imobiliário ainda oferece constrangimentos e sua recuperação completa é esperada somente para 2015.
Apesar disso, segundo a reportagem, o país ainda é a única economia no mundo em retomada sólida. A chefe da missão de avaliação americana no Fundo Monetário Internacional (FMI), Glan-Maria Ferretti, afirmou que o fato dos Estados Unidos não estarem completamente curados demonstra a severidade da crise enfrentada. E um dos motivos da recuperação lenta é o ainda alto nível de desemprego.
Nos EUA, o consumo das famílias representa mais de 70% do PIB e o índice deve subir apenas 2% neste resto de ano, o que ainda significa muito. Para se ter uma ideia, o consumo das famílias brasileiras está em 65% do que produzido internamente no país.

Com base em reportagem do caderno de Economia de O Globo, edição de 10 de Setembro de 2013 - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário