17 julho, 2013

VOLTA REDONDA FAZ CINQUENTA E NOVE ANOS


O município de Volta Redonda completa neste 17 de Julho 59 anos.  O 8° distrito de Barra Mansa já era conhecido por este nome por causa da volta do Rio Paraíba do Sul, nas imediações de onde hoje são realizados atualmente grandes eventos, a Ilha São João. A localidade, ao abrigar a 1ª siderúrgica de aço da América Latina, em 1954, passa a condição de emancipado. De lá para cá a nova cidade desenvolveu-se mais que a cidade-mãe por diversas razões.

O título de Cidade do Aço, que até então era de Barra Mansa, vai para Volta Redonda, que logo, logo justifica o nome, com a grande produção de aço. Na ocasião, a Fábrica de Tecidos e Fiação São José, primeira industria, fundada em novembro de 1909, a Siderúrgica Barra Mansa (SBM), do Grupo Votorantim, e a Barbará, atual Saint-Gobain, e outras pequenas empresas que fabricavam ferro, cantoneiras e outros artefatos já estavam instaladas em Barra Mansa.

O ex-distrito, atualmente, abriga na Vila Santa Cecília – a porta da entrada principal da Usina Presidente Vargas, o Teatro Gacemss, os memoriais Zumbi e Getúlio Vargas, o Sider Shopping (um dos maiores da região), muitas boates e restaurantes e o Horto Florestal, onde funciona o maior Zoológico do estado do Rio. Tudo, nas imediações de onde está a usina. As condições geográficas do espaço onde se instalara a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) possibilitou o surgimento de uma cidade, que hoje é Volta Redonda.

Fotos: Arquivo pessoal - alguns animais do Zoo de Volta Redonda -







Nenhum comentário:

Postar um comentário