21 maio, 2013

ÁGUA ACHADA NO CANADÁ TEM 1,5 BILHÃO DE ANOS

Descoberta de uma fonte de água de mais de 1,5 bilhões de anos no Canadá
Água foi encontrada vazando em mina no Canadá
O resultado de uma pesquisa, publicada na revista Nature, indica que água encontrada no subsolo de Ontário, no Canadá, tem idade estimada em pelo menos de 1,5 bilhão de anos e pode ser a descoberta de vida mais antiga do planeta. Elementos químicos essenciais à vida foram encontrados nos bolsões d’água, que vaza de dutos de perfuração de uma mina a 2,4 quilômetros da superfície.
A equipe de estudiosos britânicos e canadenses analisou a água e descobriu que ela é rica em gases dissolvidos, como hidrogênio e metano, capazes de sustentar a vida microscópica não exposta ao sol por bilhões de anos — como no leito do oceano. Ao analisar sua composição química em laboratório, veio a grande surpresa: cerca de 1,5 bilhão de anos, daí para mais. As rochas em sua volta datam de cerca de 2,7 bilhões de anos atrás, mas até agora não se havia pensado que a água pudesse ter a mesma idade.
-Nossa descoberta é de grande interesse para os cientistas que querem compreender como os micróbios evoluem em isolamento e é central para toda a questão da origem da vida, da sustentabilidade e da vida em ambientes extremos e em outros planetas, disse Chris Ballentine, pesquisador da Universidade de Manchester e um dos autores do estudo.
Segundo os pesquisadores, há similaridade entre as rochas que aprisionaram o fluido e aquelas encontradas no planeta Marte. E que tais descobertas levam eles a repensarem quais partes do planeta são capazes de sustentar a vida. Greg Holland, pesquisador da Universidade de Lancaster e autor do estudo, disse que já foram iniciados os trabalhos para descobrir algum sinal de microorganismos na água. A pesquisa indica um caminho no qual os planetas podem criar e preservar um ambiente favorável à vida microbiana por bilhões de anos. (Com Agência France-Presse)

Fonte e Foto: Site da Revista Veja - texto adaptado -

Nenhum comentário:

Postar um comentário