09 abril, 2013

ARQUIVO 'DOS ANOS DE CHUMBO' É DISPONIBILIZADO

Desde 1º de Abril os arquivos e prontuários do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS) de São Paulo, órgão de repressão no país no período da ditadura, podem ser acessados na Internet. O "portal dos anos de chumbo" foi lançado ontem (8), uma semana após sua liberação à consulta, em cerimônia no Arquivo Nacional de São Paulo.
Cerca de um milhão de páginas de arquivos, antes sigilosos, foram digitalizadas, resultado de parceria entre a Associação dos  Amigos do Arquivo Público de São Paulo e o Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O trabalho durou dois anos e vai continuar, provavelmente, até 2014, conforme  reportagem da Agência Brasil. Ele foi financiado pela Comissão de Anistia, que repassou R$ 400 mil para a Associação de Amigos do Arquivo Nacional.
O Ministério da Justiça informou que os documentos liberados à consulta servirão para comprovação dos considerados “inimigos do estado” que sofreram agressão e perseguição , facilitando o compromisso de reparação, que é feito  pela Comissão de Anistia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário