10 julho, 2012

AGORA É ESPERAR A FLIP 2013, COM HOMENAGEADOS

Angeli e Laerte nos autógrafos
A cópia da estátua de bronze de Carlos Drummond de Andrade, originalmente lançada em Copacabana, foi colocada em uma das vielas de chão de pedras de Paraty. E durante os quatros dias da Flip (Feira Literária Internacional de Paraty) não faltou quem não quisesse ser fotografado ao seu lado. Parte de sua história, assim como cópias de diplomas, fotos, poemas e detalhes da vida de Drummond foram passados em um filme na parede encardida da Igreja Centenária da Praça da Matriz. Atrações diversas e paralelas aos debates nas Tendas dos Adultos, além da FlipZona e Flipinha deram um colorido especial à festa. Entretanto, muitos na rua disseram que “esta Flip”, não foi tão boa, como outras.
A noite na cidade da Flip
No domingo (8), último dia da feira – apesar da ameaça de chuva e  da maré alta, o “poeta presente” foi tema de uma das mesas que tratou sobre Drummond. Um detalhe da Flip, não oficialmente divulgado, o entretenimento e o passeio após o fechamento de todas as Tendas. O público ganha as ruas e vielas de Paraty durante a madrugada. Os escritores, porém, evitam a multidão. Angeli e Laerte passaram da meia-noite de sábado para domingo autografando; de frente para a grande fila formada e rodeados de curiosos. O primeiro, sério, o segundo despertando a curiosidade por seu jeito de ser e vestir feminino.
No último dia, "desfilaram pela avenida literária” a escocesa Jackie Kay e o gaúcho Fabrício Carpinejar que fizeram a platéia aplaudir efusivamente e o carioca Rubens Figueiredo e Francisco Dantas, sergipano, que mesmo mais comedidos, conseguiram garantir a atenção do público. Para comentar sobre o “poeta presente”, Eucanaã Ferraz e Carlito Azevedo transmitiram muita emoção. Em vídeo, Armando Freitas Filho.
Escritores e personalidades em blocos
A cidade, como em todas as Flips, foi preparada com atrativos para agradar os visitantes não preocupados com as discussões que aconteceram nas Tendas, mas em andar, comprar, olhar os personagens caricatos, os artistas de rua e a paisagem local. Ou em passear nas vielas de pedras, entres diversas pousadas e restaurantes.  A Livraria especialmente preparada pela organização da feira ofereceu diversas opções de autores e assuntos. 
Carlos Drummond de Andrade foi bem falado, imitado e caracterizado. Mas, o autor da próxima ainda não foi definido, nem a data de realização da 11ª Flip. A abertura desta edição foi feita pelo jornalista e escritor Luis Fernando Veríssimo. Também ainda não se sabe quem abrirá os debates em 2013. Os dessa Flip foram finalizados pelo russo Gary Shteyngart e o inglês Hanif Kureish.
Texto e Fotos: Mauro César



Nenhum comentário:

Postar um comentário