25 julho, 2012

ACHADAS EM CASTELO AUSTRÍACO ROUPAS DE 1400

 Foto:  Institute of Archaeology, University of Innsbruck/ Divulgação
modelo de sutiã lembra os de hoje
Historiadores ficaram chocados com as peças de lingerie, datadas do século 15, encontradas em uma espécie de cofre que estava embaixo do piso de madeira de um castelo na Áustria. O achado retrata uma data bem anterior a da existência das chamadas “roupas femininas de baixo”. Segundo o jornal britânico Daily Mail, para pesquisadores, as roupas femininas eram apenas uma bata ou camisa, pois a calcinha surgiu somente no século 18. Já o sutiã parece ser uma invenção ainda mais moderna: surgiu há cerca de um século.
A curadora de moda do Museu de Londres, Hillary Davidson, afirmou que a descoberta inédita reescreve totalmente a história da moda.
- Essa descoberta é um insight muito importante de como as pessoas se vestiam na Idade Média, disse ela.
Apesar do estado do tecido, pode-se concluir que uma das calcinhas encontradas, com tiras para amarrar nas laterais, lembra os biquínis atuais, bem como o modelo do sutiã, que é extremamente parecido com os de hoje em dia.
As "roupas de baixo" estavam entre quase três mil fragmentos de peças e escombros encontrados no castelo de Lengberg durante recentes reformas. Especialistas acreditam que as peças foram enterradas quando o prédio foi modificado em 1480 e que a excepcional condição seca do país impediu que o tecido se desintegrasse durante os séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário