20 abril, 2012

PESQUISADORES INDICAM AÇAFRÃO PARA OS OLHOS

Na lista dos alimentos que fazem bem aos olhos, destaca-se a cenoura, a gema de ovo, o espinafre e o milho. Todos ricos em vitaminas e carotenoides necessários à saúde das vistas. Pesquisadores constataram, mais recentemente, que o açafrão afeta os genes que regulam s células fotorreceptoras, tornando-as mais rijas e resistentes. Portanto, extraído da flor, o tempero também é bom para os olhos.
- Os testes mostraram que a visão dos pacientes com degeneração macular por causa da idade melhorou após tomarem cápsulas de açafrão - explicou a professora Silvia Bisti, da Universidade de L’Aquila, na Itália. Segundo ela, em exames com escalas optométricas, vários pacientes conseguiram ler uma ou duas linhas a mais, enquanto outros voltaram a ler jornais e livros. O tempero parece também ser eficaz na proteção contra a luz forte nos olhos.
E bom lembrar que o açafrão é o tempero mais caro do mundo e para obter um quilo é preciso colher manualmente e secar os pistilos de quase 250 mil flores. Cada flor produz apenas três pistilos.
Texto extraído da Revista Seleções Reader’s Digest – Abril de 2012 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário