23 abril, 2012

BM CUMPRE LEI FEDERAL DE ACABAR COM O LIXÃO

Antonio Lacerda - 19.abr.2012/ EFE
Aterro de Jardim Gramacho - Foto site UOL 30/04/2012
Todo lixo produzido no RJ, jogado em uma área próxima aos rios Iguaçu Sarapui, as margens da Baía da Guanabara, em Duque de Caxias - o Aterro de Jardim Gramacho vai acabar. Sua desativação, comemorada por ambientalistas e a comunidade, marcada para 2ª quinzena deste mês, foi adiada para Maio. Em Barra Mansa, a população também, finalmente, ficará livre do lixão: um mal da maioria das cidades do Brasil. A prefeitura do município inaugurou na última quinta-feira (19) a Central de Tratamento de Resíduos (CTR).
A partir de sua criação, o lixão, localizado da Rodovia Barra Mansa-Bananal-KM 7 da BR-157 (acesso pela Rod.Presidente Vargas–BR-155) dará lugar a outro modelo de recebimento de lixo, em que o solo é recuperado, o chorume (um líquido com cheiro forte e alto poder de contaminação) é separado e tratado, evitando a contaminação dos lençóis freáticos. Simultaneamente, ocorre a reciclagem de garrafas PET e de outros materiais de polietileno.
A inciativa busca a recuperação de toda área sofrida, há anos, com o despejamento do lixo. Um grande avanço que, sem as mazelas de interesses políticos, é para ser comemorado. Com isso, Barra Mansa passa a ser o primeiro município da região a ter uma  Central de Tratamento de Resíduos. É determinação federal que até 2014 as cidades do país encontrem solução para seus aterros sanitários (lixões).
Mas, o que não está agradando grupos opositores ao Prefeito e alguns segmentos da sociedade barramansense, é que a Central, segundo estes, já nasce comprometida: além do lixo produzido na cidade, em torno de 120 toneladas, vai receber os resíduos de empresas e municípios vizinhos; e que  medida não foi devidamente esclarecida e discutida com a população.
Na inauguração, ficou claro apenas que será paga sua utilização e que a cidade passa a ter o valor do peso do lixo subsidiado pelo Governo do Estado.
Texto produzido a partir de consultas: jornal Aqui (BM), reportagem desta semana de o Foco Regional (BM) e site da Prefeitura de Barra Mansa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário