27 fevereiro, 2012

HISTÓRICA PARATY, VITRINE MUNDIAL, ANIVERSARIA

O jornal Voz da Cidade, de Barra Mansa, publicou um belo texto sobre Paraty/RJ, uma cidade histórica, litorânea, dona de belas paisagens e de praias afrodisíacas. Conforme a reportagem, Paraty - que amanhã (28) completa 345 anos é realmente uma cidade que “tem vida, cor, arte, história, cultura, caminho do ouro, cachaça e piratas”. A Flip (Festa Literária de Paraty) é hoje um evento realizado anualmente que atrai turistas diversos, intelectuais do país e de fora e que pode ser considerada um grande espelho para o exterior. Independente da Flip, a cidade tem seus atrativos.
O município faz ainda a festa da cachaça, os festivais de Cinema e de Música, além de diversos outros eventos de interação internacional. Os artistas plásticos, principalmente da região, são bastante contemplados com o Belvedere Festival e o Concurso Internacional de Arte Contemporânea. No mundo da dança, a cidade também não fica de fora, já se tornou conhecido e procurado o Festival Dança Paraty.
Como nas cidades históricas de Minas Gerais e do Nordeste, os paratienses conservam algumas tradições seculares, com suas festas religiosas e populares, fazendo delas uma forma de atração turística, a exemplo do carnaval com o Rei Momo, bandas típicas, blocos temáticos e o tradicional Bloco da Lama, criado há 20 anos. É uma cidade que preserva seu patrimônio arquitetônico/cultural, com suas ruas, casarões e igrejas históricas, cenário de diversos filmes.
A santa padroeira de Paraty é Nossa Senhora dos Remédios, que dá nome à igreja, o primeiro marco da localidade, fundada em 1667. A cidade foi um importante centro de escoamento de todo o ouro retirado pelos europeus de Minas Gerais, com histórias verídicas dos ataques de piratas. No Centro, em nome da conservação e de sua valorização histórica, é proibido o tráfego de automóveis.
É um local ideal para passear e saber mais da história do Brasil.
Amanhã, em comemoração ao aniversário, a prefeitura patrocina um show, na Praça da Paz, na Ilha das Cobras a partir das 22 horas, com a dupla Zezé di Camargo & Luciano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário