06 fevereiro, 2012

BRIGAS E PIEDADE NAS CAVERNAS PRÉ-HISTÓRICAS

Pesquisadores da China, da África do Sul e dos EUA concluem ter encontrado um crânio humano, onde há sinais de que a morte teria sido por ataque de outro humano. A conclusão tragicômica está em artigo na revista científica "PNAS". O fóssil foi encontrado em uma gruta de Maba (sul da China) há uns 150 mil anos. Tudo indica que esses homens usavam uma clava (ou coisa parecida) para martelar a testa do inimigo.
O crânio foi encontrado em 1958 e estava em cacos, mas só agora eles conseguiram fazer uma análise detalhada, que parece se encaixar com a hipótese de uma pancada de clava. Os cientistas calculam que o osso chegou a ser roído por um porco-espinho e precisou ser remontado.
Há duas visões para a descoberta. A primeira com base em que a violência humana tem raízes antiguíssimas, pois é elevado o índice de mortes violentas e ferimentos em "combate" em sítios arqueológicos. A segunda, mais otimista, envolve a longa sobrevivência do hominídeo ferido.
Eles estimam que por um bom tempo após a lesão, este homem pré-histórico precisou receber cuidados de companheiros até que a lesão cicatrizasse. Trata-se de um legítimo caso de compaixão das cavernas.
Fonte: Jornal a Folha de São Paulo - Uol/Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário