01 outubro, 2011

O PÃO TIRADO DA BOCA DO OUTRO

Para os católicos, hoje se inicia a semana da vida. E os calendários atestam: início da  Semana de Proteção aos Animais. Este mês, duas comemorações que merecem reflexão. Em 16 de outubro se comemora o Dia Mundial da Alimentação  e consequentemente o Dia Mundial do Pão. O pão, esta palavra forte, que acompanha a humanidades desde os primórdios. Símbolo de alimentação. Foi instrumento do milagre de Jesus Cristo, junto com o peixe, para alimentar uma multidão.
Logo a seguir, 17 de outubro, entre outras comemorações, é indicado como o Dia Internacional para Eliminação da Pobreza. Duas datas afins e realmente datas de reflexão. Há três meses do findar do ano, em um momento que muitos já começam a se preocupar e planejar o natal e a passagem de ano, torna-se saudável uma para parada para ação.
Abaixo, um texto de Leonardo Boff, com tal objetivo:
Os milhares de famintos em nossas cidades e os milhões de esfomeados do nosso mundo acusam a qualidade de nosso pão: é pão amargo porque contém dentro de si demasiadas lágrimas de crianças; é pão duro porque encerra em sua substância o tormento de tantos estômagos vazios. Ele pode ter a dignidade de ser considerado o nosso pão. O pão para ser nosso exige que transformemos o mundo e libertemos a sociedade de seus em mecanismos de riqueza feita à custa do pão tirado da boca do outro.  O pão nos convoca para a conversão coletiva.  Leonardo Boff

Nenhum comentário:

Postar um comentário