02 setembro, 2011

PLANOS DE SAÚDE DEVERÃO CONTER INFORMAÇÕES PARA O CONSUMIDOR

SÃO PAULO - Na hora de escolher um plano ou um prestador de serviços em saúde, agora, o consumidor terá mais informações. Uma resolução normativa, publicada na quinta-feira passada (25/08) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determina que as operadoras de planos de saúde serão obrigadas a divulgar a qualificação da rede de prestadoras de serviço. 
Informações como hospitais, laboratórios e clínicas, além de certificado de qualificação de hospitais e laboratórios, a participação no programa de notificação de eventos adversos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a publicação de indicadores de qualidade deverão estar no material de divulgação. Quanto aos profissionais de saúde, deverá ser informada a qualificação profissional determinada pelos conselhos e entidades da classe.

"Ficará mais claro para o consumidor, no material de divulgação das operadoras, quais prestadores investem na qualificação. Com esta resolução, a ANS objetiva estimular a concorrência no setor, baseada em critérios de qualidade e não somente em preço e marca, além de dar a oportunidade de maior destaque aos prestadores que buscam se qualificar", afirmou Bruno Sobra, diretor de desenvolvimento setorial da ANS.
Regras conforme a ANS - As regras para funcionamento da norma serão editadas em instruções normativas. Conforme as instruções, as operadoras de planos de saúde adaptarão seus materiais de divulgação. A partir da publicação da norma, será criado um comitê gestor para discussão das regras, o qual será composto por operadoras, prestadores de serviços, beneficiários de planos de saúde e pesquisadores, além de órgãos de defesa do consumidor.
 Reportagem adaptada extraída na íntegra do Portal do Consumidor


Nenhum comentário:

Postar um comentário