23 janeiro, 2011

A MORTE DA WEB E DOS BLOGS

O fim da WEB noticiado no ano passado pela revista Wired volta à tona, em reportagem de ontem  do JB Online. Com base nesta informação, o diretor-presidente do  jornal o Diário do Vale, Aurélio Paiva,  escreveu em outubro de 2010 sobre o final dos blogs, como conseqüência. Na reportagem ele faz analogia aos dinossauros extintos do planeta. “Como os mamíferos há 65 milhões de anos, os blogs seriam a alternativa de evolução, substituindo jornais, rádios e TVs, fadadas à extinção diante do meteoro gigantesco, chamado Internet". A Campos Party Brasil 2011, em São Paulo, o maior evento de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico em rede do mundo não apresentou  apenas inovações tecnológicas. Houve espaço dedicado a discussão do fim da  World Wide Web, "a WEB" ou  "rede do tamanho do mundo", em sua tradução literal, com a presença do criador da WWW", Tim Berners-Lee.

Em agosto de 2010, o editor Chris Anderson,  escreveu  na revista Wired que a Internet que o mundo conheceu a partir de 2000 tinha acabado. Com base neste artigo é que o Aurélio Paiva faz sua estimativa da extinção também dos blogs. Os debatedores do tema "O fim da Internet" foram Vagner Diniz, gerente do W3C Escritório Brasil, Pedro Dória, editor-chefe de conteúdos digitais e colunista de tecnologia do jornal O Estado de São Paulo e Reinaldo Pamponet Filho, ex-executivo da Microsoft, virólogo, co-fundador da Eletrocooperativa e co-fundador e gestor da Rede Itsnoon. 

Na tese de Anderson,  a Internet é formada por ilhas de espaços conectados e cada vez mais paralisados com a utilização dos aplicativos via celular ou sem abrir um navegador. E também  com a utilização cada vez maior das redes sociais, como Facebook, Twitter e outras. Assim, os internautas postam, navegam e se conectam com amigos em um espaço fechado. Para Anderson os aplicativos "deu lugar a uma era em que o uso da internet fluiu para a permanência em ilhas, na prática desconectadas". "A filosofia das empresas é de que os usuários permaneçam conectados em seus sites e serviços, garantindo audiência e mercado. De que maneira isso muda a Internet daqui por diante?"  Indagações como esta estiveram na  pauta dos debatedores da  Campos Party Brasil 2011, em sua quarta edição no Brasil.

Este assunto ainda vai ser muito discutido, em diversos fóruns pelo mundo e na rede mundial de computadores. Aqui no Blog do Bom, vez por outra, terá um artigo sobre este tema para discussão, análise e comentário. Fica esta pergunta para aprofundamento e analise: como se dará este processo do falecimento do www  dos blogs. Acredita que isto vai acontecer? De que forma?

Nascida na Europa, em 1997, a Campus Party é um dos maiores eventos de tecnologia, entretenimento e cultura digital do mundo que, em 2011, chega a sua quarta edição brasileira. Além do Brasil, são tradicionais os encontros realizados na Espanha, na Colômbia e no México. A Campus Party Brasil acontece de 17 a 23 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).
Neste ano, há mais de 6,8 mil participantes - ou campuseiros - sendo que dentre esses, mais de 4,5 mil ficam acampados no local. Além de atividades como oficinas e exposições, a Campus Party Brasil 2011 tem inúmeras palestras e recebe, entre outros, o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, Tim Berners-Lee, pai da "WWW", e Jon Maddog Hall, presidente da Linux International.
Trecho extraído do JB Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário