24 janeiro, 2011

A APOSENTADORIA BRASILEIRA AJUSTADA COM A DE ALGUNS PAÍSES

Hoje, 24 de janeiro, é dia do aposentado(a). É bom esclarecer que a aposentadoria por idade é algo que ainda não consegui entender muito bem, mas posso dizer que ela é garantida, atualmente, quando cumprida a carência exigida. O Homem só se aposenta aos 65 e a mulher aos 60 anos. A idade será reduzida para 60 e 55 anos, respectivamente, se se tratar de trabalhadores rurais.
Mas, além da aposentadoria por idade, o(a)  brasileiro(a) pode se aposentar também por invalidez, por tempo de contribuição ou ter uma aposentadoria especial, que é concedida àquele trabalhador(a), que tenha trabalhado em condições prejudiciais à saúde ou à sua integridade física.
É bom lembrar que para obter o direito à aposentadoria é necessário se inscrever e contribuir todos os meses. Muita gente atualmente, até mulheres trabalhadoras no campo ou não, vêm conseguindo o benefício, mas as dificuldades na obtenção são muito maiores e muito burocráticas. Tem muitos que morrem no meio do caminho, ou seja quando estão tentando conseguir a aposentadoria, ajustada com a de alguns países. 

A aposentadoria em alguns países do mundo

Na Espanha, a idade mínima é de 65 anos. O governo espanhol, entretanto, quer elevá-la para 67 anos. Com 15 anos de contribuição, o trabalhador tem direito a pensão de 50%. Para a aposentadoria completa são exigidos 35 anos de trabalho. 

Os italianos, aparentemente, são os mais felizardos. Na Itália, a idade mínima para a aposentadoria era de 57 anos em 2007. A partir de 2012, a idade para o benefício aos funcionários públicos será elevada de 61 para 65 anos. Não existe o conceito de aposentadoria completa.
Os suecos se aposentam com 61 anos. Por sua vez, não existe o conceito de aposentadoria com 100% dos rendimentos. O valor da pensão é proporcional aos direitos acumulados, em função de um coeficiente que aumenta com a idade.
Na Grécia, em maio do ano passado,  o governo aprovou uma reforma que vai elevar a idade de aposentadoria de 60 a 65anos, até 2015, isto com incentivos para quem trabalhar até os 67 anos.
Na França, a idade mínima para aposentadoria é de 60 anos desde 1983. O governo Nicolas Sarkozy está propondo uma reforma para elevar para 62 anos, a partir de 2018. Neste caso, serão avaliados os casos de áreas insalubres e os empregos considerados difíceis. 
Os alemães têm idade mínima para a aposentadoria: 65 anos - porém aos 64 e com 35 anos de contribuição já podem solicitar o benefício. Com 45 anos de contribuição, a condição de idade mínima desaparece. Aos 65 anos, a aposentadoria completa pode ser solicitada, mas a partir de 2029 a exigência passará para 67 anos.
Os japoneses têm direito à aposentadoria aos 60 anos. Porém, a partir de 2013, para obter a aposentadoria completa, os homens terão que trabalhar até os 65 anos. Para as mulheres o parâmetro será 2018.
Já os americanos, aposentam com a idade mínima de 62 anos. Para receber a aposentadoria completa os Estados Unidos exigem 35 anos de contribuição e 66 anos de idade, que será elevada a 67 anos até 2022.

Texto feito com base em informações retiradas do Blog do Advogado Emidio

Nenhum comentário:

Postar um comentário