16 novembro, 2010

RESPEITO E NATURALIDADE NO TRATO COM DEFICIENTES

Pessoas em lazer, em tarde de domingo no Jardim do Palácio do Catete-RJ
Foto: Cesar Dulcidi
Aja naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com qualquer tipo de deficiência. Trate-a com respeito, consideração, observando sua condição de criança, jovem ou adulto. Se for criança, trate-a como criança, adolescente como tal e adulto também. Nunca a ignore, dispense-lhe atenção com naturalidade e cumprimente e despeça-se  dela, normalmente, como faria com as outras pessoas. Procure palavras amistosas e evite assuntos que a faça lembrar da sua condição de diferente.
Lembre-se, não é preciso proteção excessiva à pessoa deficiente, nem demonstrar um cuidado exagerado. Deixe-a fazer ou tentar realizar o que quiser. Observe e ajude apenas quando for realmente necessário. Se for auxiliar um cego na travessia de rua, nunca tente segurá-lo, deixe que ele busque o apoio ou pergunte, apenas: "como posso ajudá-lo(a)"? Lembre-se também, ninguém gosta e acha estranho outro alguém lhe colocar as mãos. É desagradável quando se está seguindo pela rua e uma cigana lhe segura ou vem lhe tocar oferecendo seus serviços de adivinhações. Não é mesmo?
Não subestime a inteligência, ou capacidade de ninguém. É bom saber que as deficiências, seja mental ou física, fazem com que o aprendizado seja mais devagar, porém proporciona, ao mesmo tempo, habilidades únicas intelectuais e sociais. 
E como passo inicial, o respeito está em primeiro lugar e bem aplicado proporciona maior interação, troca de idéias, de informações e de vontades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário