Interessante quando se pára a olhar o calendário: por exemplo, ontem foi 10.10.10. Nenhuma novidade aparente, mas outra data, grafada como esta, se não me engano, só teremos em 3010, ou seja, daqui a mil anos. E atente para isto: hoje é 11.10.10, "dia da dor". Coisas do ser humano. Comemora-se o dia de tudo e porque não a de um incômodo sentido por todos? Há muitos que convivem diariamente com uma dor. Às vezes, até se acostuma com ela. Consultando o meu guia dos curiosos descobri algo, que mostro:
O sentimento de dor é gerado pelo aviso que o tato envia ao cérebro e isto a uma velocidade de 385 quilômetros, maior do que a de um carro de Fórmula 1. E é uma coisa imediata, que ninguém gosta de sentir, a não ser os masoquistas. Mas, por falar em velocidade, quando se espirra, que ao contrário da dor e até agradável, o ar sai do nariz a uma média de 160 quilômetros por hora e um detalhe: as mulheres espirram menos do que o homem.
E se tratando de rapidez é bom lembrar que em apenas um minuto o sangue circula por todo o corpo, transportando o oxigênio da respiração. Outro dado de destaque: durante uma ejaculação masculina, o esperma viaja a uma velocidade de mais de 10 quilômetros/hora e saí a uma temperatura de 36 graus.
Como o assunto é corpo humano, onde acontecem as dores, piscar os olhos não dói. Mas, certa vez, ouvi um amigo dizer que quando se estar com dengue, até a piscadela de olho é dolorida. Não sei se é verdade nem quero ver para crer. Mas, saiba que um adulto pisca os olhos 24 vezes por minuto e as crianças, entre os cinco e dez anos, piscam quatro vezes menos. Se tratando de animais domésticos, cachorros e gatos piscam apenas duas vezes por minuto.
E ver para crer.
Texto de Mauro Cesar, com base em dados do livro "Guia dos Curiosos", de Marcelo Duarte, de 1995 - EDITORA SCHWARCZ LTDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário