17 outubro, 2010

ECONOMIA E BOM SENSO: A ÁGUA ESTÁ ACABANDO !

Em 2030, a população brasileira já terá passado de 200 milhões de pessoas. A previsão é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base nos dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Segundo o Ipea, a tendência é que o Brasil atinja o “superenvelhecimento” em 20 anos, a exemplo de países da Europa e do Japão. Isto devido ao elo: a diminuição da mortalidade e queda na fecundidade, o que ocorre no país desde os anos 1960. É muita gente para usar água e com a poluição generalizada de rios e o desaparecimento de mananciais a água vai se tornar cada vez mais difícil, por isso, está na hora de economizar.
Cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de consumo e higiene, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia. Portanto, gastar mais de 120 litros de água é desperdício. 

Segue, abaixo, dicas extraídas do site SOS Rios do Brasil:

Banho de 15 minutos? Nem Pensar!
O banho deve ser rápido; cinco minutos são suficientes. Fecha-se o registro ao se ensaboar. A água do banho pode ser reaproveitada para lavagem de roupa ou qualquer outra atividade da casa. Coloque um balde ou bacia embaixo para armazenar aquela água.
Ao escovar os dentes
Ao ficar cinco minutos com a torneira aberta, se gasta, no mínimo, 12 litros de água. Acostume-se a molhar a escova e fechar a torneira na hora da escovação; ou ainda, enxaguando a boca com um copo de água, consegue-se economizar mais de 11,5 litros. O mesmo vale para se lavar o rosto ou se barbear.
Descarga e vaso sanitário
Nunca use a privada como lixeira ou cinzeiro, nem acione a descarga à toa. Com uma bacia sanitária de válvula e tempo de acionamento de 6 segundos, gasta de 10 a 14 litros. Bacias de 6 litros por acionamento (fabricadas a partir de 2001) necessitam um tempo de acionamento 50% menor para efetuar a limpeza e pode-se chegar a volumes de 6 litros por descarga. Em válvula defeituosa, pode chegar a 30 litros, ou mais. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados.
Papel higiênico tem que ir pro lixo. Jogando qualquer coisa no vaso sanitário, pode ocorrer entupimento e o pior: o lixo voltar para sua casa. Não pense que está livre por morar em apartamentos. Imagine se todos do prédio mantiverem a mesma prática. As conseqüências serão piores.
 Na cozinha
Ao lavar a louça, 1º tire os restos de comida dos pratos e panelas, daí, então, abra a torneira. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e só depois abra a torneira novamente para o enxágüe. Só ligue a máquina de lavar louça quando ela estiver cheia. Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Na higienização de frutas e verduras, utilize cloro ou água sanitária de uso geral (uma colher de sopa para um litro de água, por 15 minutos). Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível.
Saiba que, ao se utilizar um copo de água, são necessários pelo menos outros dois copos de água potável para lavá-lo. Por isso, combata o desperdício em qualquer circunstância.
Área de serviço
 Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Não lave uma peça por vez. Procure utilizar a lavadora sempre cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana. Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe-as de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. A água nova é só para o enxágüe. E aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço. Em todas as circunstâncias reaproveite a água ao máximo.
OBS. No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. A lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros. O ideal é usá-la somente com a capacidade total.
Jardim e piscina
Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira. Ao molhar as plantas durante dez minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros. Economize: regue durante o verão pela manhãzinha ou à noite, reduzindo a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia!
Saiba que, uma piscina, tamanho médio, exposta ao sol e à ação do vento, perde aproximadamente 3.785 litros de água/mês por evaporação. É o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de quatro pessoas por cerca de um ano e meio, aproximadamente.
Calçada e carro
Adote o hábito de usar a vassoura, nunca a mangueira, para limpar a calçada e o pátio da casa. Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos são perdidos 279 litros de água. Se houver uma sujeira localizada, use a técnica do pano umedecido com água de enxágüe da roupa ou da louça.
Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Se possível, não o lave durante a estiagem (época do ano em que chove menos).
Em 30 minutos lavando o carro, com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Para reduzir, basta lavar o carro somente uma vez por mês com balde. Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros.

Um comentário: