03 julho, 2010

PASSE A BORRACHA! COMO A COPA, ELA EXISTE HÁ 1600 a.C

A Copa do mundo para muitos brasileiros acabou ontem, com a eliminação do Brasil. Os ingleses, inventores do futebol e os italianos campeões do último mundial, assim como a França, depois de desentendimentos entre os jogadores por causa da má fase, também deixaram a África anfitriã. Todavia, é bom saber que em 1600 antes de Cristo, como revela a história, a bola, principalmente de plástico, já rolava. O assunto foi publicado no jornal O Globo de 2 de Junho e está na Internet, em diversos sites e blogs. É só pesquisar a copa de 1600 a.c. Resta agora ao futebol brasileiro e aos brasileiros se prepararem para a Copa de 2014, que será no Brasil.

Faz bem ver os gols feitos pelo time de Dunga, nesta Copa e a atuação da Seleção no primeiro tempo de Brasil e Holanda. São imagens e sensações, quando parecia que os canarinhos iam passar pelos laranjas, que ninguém pode roubar. Foi feito o melhor e percebia-se a "brasilidade futebolística" e a sinceridade e luta do time.

Crucificar alguém não é uma coisa sensata. Pois, se a vitória tivesse vindo, os comentários pós-jogos, alguns até depreciativos de profissionais da comunicação, não ocorreriam. Ou melhor, falaria-se mal, com a justiticativa: mas, o Brasil foi campeão. Passe a borracha, a mesma inventada a 1.600 a.C., e creia que se o Brasil caminhasse para o sexto título mundial, tudo estaria apagado e apenas o elogio aos jogadores, comissão técnica, país, futebol, bola, estaria sendo proferido. A Jabolani não foi a culpada.

A culpa é de algo que ser humano nenhum sabe administrar com precisão. Seja de qualquer país. E é comum a todos os terráqueos: a instabilidade emocional, o nervosismo. Mas, se se admitir esta verdade, acabam-se as transmissões e arte dos comentários esportivos. Ontem, mesmo, após o Brasil, se verificou o mesmo fenômeno no último representante do continente africano, Gana, que com toda gana queria a vitória, como a queria também o Uruguai. São pequenos detalhes, tem razão, mas o mundo é feito de detalhes. Tem muita copa ainda e esta instabilidade será verificada, pois ela existe desde que o mundo é mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário