25 julho, 2010

CUIDADO COM O CONTO DO VIGÁRIO VIA INTERNET

É como se todos os dias fossem Primeiro Abril! "Galvão Bueno aderiu ao Twitter, com direito a dois milhões de caracteres; mulher se engravida vendo filme pornô 3D; creches na Indonésia terão área dedicada aos bebês fumantes e um modelo de nome Judas Cardoso teria traído Jesus Luz e estaria se relacionando com a pop star Madona". Manchetes mais ou menos como estas, com o assunto na íntegra, estão em um site, o The Union - America's Finest News Source, que, à primeira vista, parece sério, mas, ao contrário só traz inverdades. 
O pior é que muitos jornais já publicaram a informação como verdadeira. Por isso, o site disponibiliza uma seção onde constam os jornais que “caíram no conto do vigário”. Viajando pela WEB os internautas vão encontrar várias outras páginas que falseiam as notícias. Por isso, não confie em todas as informações contidas na rede mundial de computadores.
Dentre as notícias acima, conforme reportagem de O Globo, do dia 2 de Julho de 2010, a da mulher engravida por meio de filme pornográfico em 3D correu o mundo, como se fosse verdade. E outra, enganou até os chineses, que não querem saber do Google. Um jornal de Pequim, na China, divulgou um artigo na integra informando que o Congresso Americano mudaria sua sede para Toronto, no Canadá, caso não fosse construído em Washington um capitólio genuinamente representativo aos EUA.
Por isso, tome cuidado até mesmo com as informações cotidianas. Quanto ao site The Onion, por exemplo, e ainda bem, apresenta logo de início esta mensagem: “Sensacionalista. Um jornal isento de verdade”. A mesma reportagem de 2 de Julho avisa que um similar brasileiro do The Onion já circula na rede há pouco tempo,com o título O Sensacionalista. O mesmo tem atualizações diárias e informa “com precisão tudo o que não aconteceu”. Cuidado com o conto dos internautas. E vale aqui aquela assertiva sempre divulgada: não vá abrindo todos os e-mails que recebe.

C
om base em reportagem do Segundo Caderno de O Globo, de 2 de Julho de 2010, intitulada É tudo mentira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário