24 abril, 2010

BUSCA PELO GLAMOUR

Abril: dia mundial de orações pelas vocações 
Capela Santa Cecília, em Barra Mansa - 
Foto: Cesar Dulcidi
Abril faz lembrar a mentira. De zero às 24 horas, em seu primeiro dia, vale a brincadeira surgida na França: “seu nariz está sujo...” Primeiro de Abril! Foi dado o trote. Também se comemora datas expressivas, como o dia mundial da Saúde, do Hino Nacional Brasileiro, do Livro Infantil , do Índio e do Exército Brasileiro
Ao olhar as comemorações que cabem neste mês, fica-se bem a impressão que, tirando o dia das mães e dos pais, em Maio e Agosto, estão nele às comemorações mais importantes. Mas, é só impressão, afinal existe dia para tudo. E todo mês tem um profissional ou datas marcantes evidenciadas.
É claro, o destaque é feito pelo próprio homem, ou mulher. Será, por busca do glamour? Mas, em Abril estão, não necessariamente nesta ordem, as comemorações da Páscoa, de Tiradentes (leia neste blog a crônica Olhos de Criança sobre s/ enforcamento ) e nas últimas 24 horas do mês o Dia Nacional da Mulher. Ela, que tem sua data internacional bastante divulgada em oito de Março. O jornalista, o escoteiro, o aço, o diplomata, o metalúrgico e o ferroviário também estão encaixados neste mês. 
De repente, parece que se contemplou todo mundo, mas, ainda faltam muitos para serem lembrados e os 12 meses do ano, não são suficientes.
O 11 de Abril é apontado como o dia da Festa da Misericórdia, que a partir deste texto, será sabido o quer dizer. Muitos com certeza, já sabem. Entretanto, que vem a ser operador de triagem e transbordo? É hoje, 24 de Abril, junto com o jovem trabalhador. Se é católico, o padre vai lembrar: “amanhã é o dia mundial de orações pelas vocações, não deixem de rezar”.
A voz tem seu dia neste mês e a sogra, por que não?...” Não deixe de lhe dar um presente no próximo dia 28”. E ninguém é tão sábio para responder, pelo menos na língua portuguesa, se o dia nacional do choro, refere-se ao choro propriamente dito, ou a modalidade musical brasileira. O engraxate, o Pan-Americanismo, a caatinga e o cartão portal estão na lista. 
E o descobrimento do Brasil, que há 510 anos, foi oficialmente tomado dos nativos, denominados índios por causa do acidente de percurso? Ah! A data se comemora em 22 de Abril, assim como a terra, também, lembrada e cultuada, internacionalmente, nesse mesmo dia e ainda. é dia da Comunidade Luso Brasileira e dia Aviação de Caça.
A data mais relevante, pela valorização do trabalhador e a consciência de que a escravidão foi riscada do mapa nacional, é 27 de Abril: dia da empregada doméstica. É um ponto de vista. Em 27, se lembra também do Engraxate e é Dia Mundial do Teatro.
8 de Março já se foi, com a Mulher sendo homenageada internacionalmente, mas, muitos não devem saber que dia 30 é o seu dia Nacional. O ferroviário também, é lembrado nesse dia.
Olhe todos os dias do anos e verá que muitos são "cutucados", usando uma linguagem das redes sociais, nesses 365 dias do ano. 
Mas, se tratando só desse quarto mês, tem sempre alguém vivenciando o aniversário, comemorando bodas ou, então, fez de Abril o seu mês preferido. Abre o coração e comemore! Afinal, quando menos se espera, abriu - como todos os outros, não demora se fecha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário